O ANO NO ESPORTE

Retrospectiva: o Brasil brilhou no esporte em 2025! Relembre

Correio reúne os principais acontecimentos do mundo esportivo no ano. Lista inclui conquistas no tênis e na ginástica rítmica, além do futebol

Destaque na marcha atlética, o brasiliense Caio Bonfim foi um dos destaques do ano esportivo  -  (crédito: Philipp Fong/AFP)
Destaque na marcha atlética, o brasiliense Caio Bonfim foi um dos destaques do ano esportivo - (crédito: Philipp Fong/AFP)

Campeonato Mundial de Fórmula 1. Taças no Tênis. Novidades e conquistas no futebol. O ano de 2025 foi marcante para personagens de diversos esportes. Principalmente, para os atletas brasileiros, protagonistas em diferentes contextos e modalidades. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

No Planeta Bola, a novidade foi o Super Mundial de Clubes da Fifa. Apesar de não terem conquistado a taça, os clubes verde-amarelo mostraram serviço. Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo conseguiram, todos, chegar ao mata-mata do torneio. 

Na Europa, o Paris Saint-Germain chegou à conquista inédita da Liga dos Campeões da Europa. No principal torneio do futebol brasileiro, o Mirassol garantiu classificação à Libertadores de 2026 logo durante a estreia na Série A do Brasileirão. No âmbito individual, Rayssa Leal, a Fadinha, Gabriel Bortoleto, Hugo Calderano e João Fonseca também fizeram sucesso nas respectivas modalidades. O brasiliense Caio Bonfim foi um capítulo à parte na marcha atlética.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

A seguir, o Correio apresenta, em ordem cronológica, 15 momentos marcantes do mundo esportivo em 2025. Confira

Neymar volta ao Santos após 12 anos longe do futebol brasileiro 

De saída do Al-Hilal, da Arábia Saudita, e recém-recuperado de uma grave lesão sofrida no ligamento anterior cruzado do joelho esquerdo, Neymar confirmou o retorno ao Santos, clube que o revelou, após 12 anos longe do futebol brasileiro. Foi anunciado em 12 de janeiro. A estreia veio em 5 de fevereiro, no empate diante do Botafogo-SP, por 1 x 1, pelo Paulistão. Mesmo sem títulos, o camisa 10 santista ajudou a salvar a equipe do rebaixamento, com 11 gols e quatro assistências em 28 jogos disputados. 

Neymar durante compromisso com o Santos, em 2025, pelo Brasileirão
Neymar durante compromisso com o Santos, em 2025, pelo Brasileirão (foto: Foto: Raul Baretta/ Santos)

Bortoleto encerra espera por piloto brasileiro no grid 

O GP da Austrália, em 16 de março de 2025, não só marcou a estreia do paulistano Gabriel Bortoleto, da Sauber, na Fórmula 1. Foi, também, a primeira aparição de um piloto brasileiro no grid do torneio desde Felipe Massa, aposentado em 2017. Pela escuderia suíça, finalizou a temporada de estreia com a 19ª colocação, com 19 pontos conquistados. Ele conseguiu figurar no top-10 em cinco corridas. O melhor resultado veio na Hungria, com a 6ª colocação. 

Hugo Calderano é campeão da Copa do Mundo de tênis de mesa

O mesatenista carioca Hugo Calderano se tornou no primeiro atleta não europeu ou asiático a vencer a Copa do Mundo da categoria. A conquista veio em 20 de abril, em Macau, na China. Na decisão, derrotou o então número um do mundo, o chinês Lin Shidong. Apenas um mês depois, em 25 de maio, ele ainda se sagrou vice-campeão do Mundial. Acabou derrotado pelo também chinês Wang Chuqin, número 2 do mundo, a quem havia derrotado nas semis da Copa do Mundo.  

Carlo Ancelotti assume a Seleção Brasileira de olho na Copa do Mundo

O primeiro treinador estrangeiro a comandar a Seleção Brasileira em um Mundial e, em caso de sucesso no planejamento, vencê-lo. Sob essa perspectiva, o técnico italiano Carlo Ancelotti foi anunciado como novo comandante do Brasil, em 26 de maio de 2025. Pentacampeão da Liga dos Campeões da Europa e figura marcante nas histórias de Milan e Real Madrid, Carletto acumula, com o encerramento do ano vigente, retrospecto de 8 jogos, com 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas à frente da Canarinho. 

 Apresentação de Carlo Ancelotti no Hotel Hyatt na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Apresentação de Carlo Ancelotti no Hotel Hyatt na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (foto: RAFAEL RIBEIRO/CBF)

Paris Saint-Germain é campeão inédito da Liga dos Campeões

O ponto alto do futebol europeu em 2025 foi a coroação do Paris Saint-Germain, da França, como campeão da Liga dos Campeões de forma inédita. Depois de passar por Brest (FRA), Liverpool (ING), Aston Villa (ING) e Arsenal (ING), o clube parisiense goleou a Internazionale de Milão (ITA), por 5 x 0, em 31 de maio. Escolhido como melhor jogador da competição, o atacante francês Ousmane Dembélé foi, posteriormente, eleito melhor jogador do mundo.  

Acidente de carro na Espanha mata Diogo Jota e irmão

O atacante português Diogo Jota, à época atleta do Liverpool (Inglaterra), morreu depois de se envolver em um acidente de carro, em 3 de julho. À bordo de uma Lamborghini, Jota, de 28 anos, estava acompanhado do irmão mais novo, André Silva, de 26. André também era jogador de futebol. O acidente aconteceu em uma rodovia federal em Zamora, no noroeste da Espanha, depois que o carro saiu da pista, capotou, e pegou fogo. Diversas homenagens foram feitas à dupla ao redor do mundo. 

Brasileiros movimentam o Super-Mundial de Clubes

Nenhum dos representantes brasileiros na primeira edição do Super-Mundial de Clubes, disputada em julho, levantou a taça. No entanto, Flamengo, Fluminense, Botafogo e Palmeiras protagonizaram momentos de destaque. O primeiro venceu o Chelsea, na primeira fase, e deu trabalho ao Bayern, nas oitavas. O segundo chegou até as semis, onde perdeu para o posterior campeão, justamente o azul londrino. O Botafogo venceu o PSG durante a fase de grupos, e o Palmeiras chegou até as quartas de final.  

O CRÉDITO DA FOTO É OBRIGATÓRIO: Vítor Silva/Botafogo Jesus. PSG x Botafogo pela Copa do Mundo de Clubes no Estadio Rose Bowl. 19 de Junho de 2025, Pasadena, Estados Unidos Foto: Vitor Silva/Botafogo.  Imagem protegida pela Lei do Direito Autoral Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Sendo proibido qualquer uso comercial, remunerado e manipulacao/alteracao da obra.
Igor Jesus comemora gol marcado contra o PSG, pela fase de grupos do Super Mundial de Clubes, disputado em junho deste ano, nos EUA (foto: Vítor Silva/Botafogo)

Brasil é medalha de prata no Mundial de ginástica rítmica

Pela primeira vez na história, o Brasil conquistou uma medalha no Mundial de Ginástica Rítmica. Em 23 de agosto, a equipe verde-amarela confirmou a conquista, após disputar a prova do grupo geral, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. Maria Eduarda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Mariana Gonçalves e Maria Paula Caminha, treinadas por Camila Ferezin e Bruna Martins, foram as responsáveis por garantir o feito. A Seleção ficou atrás apenas do Japão. 

Caio Bonfim se sagra campeão mundial de marcha atlética 

Medalhista de prata nos Jogos de Paris-2024 na marcha atlética, o atleta brasiliense Caio Bonfim foi além durante a disputa do Mundial da categoria. Em 19 de setembro, Caio levou o ouro nos 20km da competição em Tóquio, no Japão. Com a conquista, o atleta de Sobradinho se tornou o terceiro brasileiro a se sagrar campeão mundial de qualquer modalidade do atletismo. Esta foi a quarta medalha conquistada pelo marchador em mundiais.  

 Caio Bonfim é ouro na marcha atlética 20 km no Mundial de Atletismo
Caio Bonfim é ouro na marcha atlética 20 km no Mundial de Atletismo (foto: Fernanda Paradizo/CBAt)

João Fonseca recoloca o Brasil no topo do tênis 

João Fonseca recolocou o tênis verde-amarelo no mapa em 2025. O tenista carioca de 19 anos saltou da 145ª posição e alcançou o 24º lugar no ranking da ATP em 3 de novembro, depois de vencer o ATP 500 da Basileira, na Suíça. Este é o terceiro posto mais alto já ocupado por um brasileiro, atrás apenas de Gustavo Kuerten e Thomaz Bellucci. O título na Suíça foi o mais expressivo do país desde o Roland Garros conquistado por Guga, em 2001.  

Flamengo se torna primeiro brasileiro a alcançar o tetra continental

O Flamengo se tornou no primeiro time brasileiro a conquistar quatro títulos de Libertadores ao derrotar o Palmeiras, por 1 x 0, em 29 de novembro. A partida em Lima, no Peru, foi vencida graças ao gol marcado pelo zagueiro Danilo, no gramado do Estádio Monumental de Lima. Esta foi a segunda decisão da competição entre Palmeiras e Flamengo. Em 2021, o alviverde levou a melhor, ao conquistar o terceiro título continental da própria história. 

 Flamengo's forward #27 Bruno Henrique (R) and Uruguayan midfielder #10 Giorgian de Arrascaeta (L) lift the the trophy with teammates after winning the all Brazilian Copa Libertadores final football match between Palmeiras and Flamengo at Monumental 'U' Marathon stadium in Lima on November 29, 2025. (Photo by Luis ACOSTA / AFP)
Além do cobiçado troféu, o Flamengo fecha a participação na Libertadores 2025 com R$ 179,4 milhões somados em premiação. Total de recompensas do rubro-negro nesta temporada ultrapassa a casa dos R$ 342 milhões (foto: AFP)

Mirassol garante classificação à Libertadores na estreia na elite brasileira  

O Mirassol estreou na Série A do Brasileirão em 2025 com uma campanha marcante. Presença constante no G4 da tabela do torneio, garantiu, em três de dezembro, classificação inédita à Libertadores da América. A confirmação veio após triunfo por 2 x 0 sobre o Vasco. A equipe do interior paulista, além disso, finalizou o torneio na quarta posição, com 67 pontos. Dona do terceiro melhor ataque do campeonato (963 gols), fechou a campanha sem ser derrotada por nenhum rival paulista dentro de casa. 

Grupos da Copa do Mundo de 2026 são sorteados 

Em 5 de dezembro, a Fifa sorteou os 12 grupos responsáveis por abrigar as 48 seleções da Copa do Mundo de 2026. A cerimônia acontecida em Washington, capital dos Estados Unidos, colocou Marrocos, Escócia e Haiti no caminho da Seleção Brasileira, cabeça de chave do grupo C. As bolinhas também sortearam França e Noruega no mesmo grupo, além de Argentina e Espanha com possibilidade de encontro já na primeira fase do mata-mata. O torneio ocorre entre 11 de junho e 19 de julho. 

Fadinha é tetra no Mundial de Skate street 

Em 7 de dezembro, Rayssa Leal, a Fadinha, alcançou a marca de 27 títulos internacionais de skate ao se sagrar tetracampeã da Liga Mundial de Skate Street, a SLS. A maranhense de 17 anos se tornou na mais nova entre homens e mulheres a conquistar o campeonato quatro vezes, e a única entre as mulheres a atingir o feito. Foi, também, a única atleta a vencer o Super Crown, a grande final, em quatro oportunidades seguidas. 

Rayssa Leal, tetracampeã da SLS. Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Rayssa Leal, tetracampeã da SLS. Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. (foto: SLS/Divulgação)

Brasil é campeão da primeira edição da Copa do Mundo feminina de futsal

Em 7 de dezembro, a Seleção Brasileira derrotou Portugal na finalíssima, por 3 x 0, e confirmou a conquista da primeira edição da Copa do Mundo feminina de futsal, nas Filipinas. A campanha foi finalizada com seis vitórias nos seis jogos disputados. Além disso, foram 22 gols marcados e quatro sofridos. Para chegar à decisão, o Brasil derrotou Irã (4 x 1), Itála (6 x 1) e Panamá (9 x 0), na fase de grupos; Japão (6 x 1), nas quartas de final; e Espanha (4 x 1), nas semis. 

 

 

  • Neymar desabafa após ajudar o Santos a escapar do rebaixamento
    Neymar desabafa após ajudar o Santos a escapar do rebaixamento Foto: Foto: Raul Baretta/ Santos
  •  Apresentação de  Carlo Ancelotti no Hotel Hyatt na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, nessa segunda-feira 26.05.
    Apresentação de Carlo Ancelotti no Hotel Hyatt na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, nessa segunda-feira 26.05. Foto: RAFAEL RIBEIRO/CBF
  • Rayssa Leal, tetracampeã da SLS. Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
    Rayssa Leal, tetracampeã da SLS. Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Foto: SLS/Divulgação
  •  Caio Bonfim é ouro na marcha atlética 20 km no Mundial de Atletismo
    Caio Bonfim é ouro na marcha atlética 20 km no Mundial de Atletismo Foto: Fernanda Paradizo/CBAt
  • Além do cobiçado troféu, o Flamengo fecha a participação na Libertadores 2025 com R$ 179,4 milhões somados em premiação. Total de recompensas do rubro-negro nesta temporada ultrapassa a casa dos R$ 342 milhões
    Além do cobiçado troféu, o Flamengo fecha a participação na Libertadores 2025 com R$ 179,4 milhões somados em premiação. Total de recompensas do rubro-negro nesta temporada ultrapassa a casa dos R$ 342 milhões Foto: AFP
  • O CRÉDITO DA FOTO É OBRIGATÓRIO: Vítor Silva/Botafogo
Jesus. PSG x Botafogo pela Copa do Mundo de Clubes no Estadio Rose Bowl. 19 de Junho de 2025, Pasadena, Estados Unidos Foto: Vitor Silva/Botafogo.

Imagem protegida pela Lei do Direito Autoral Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Sendo proibido qualquer uso comercial, remunerado e manipulacao/alteracao da obra.
    O CRÉDITO DA FOTO É OBRIGATÓRIO: Vítor Silva/Botafogo Jesus. PSG x Botafogo pela Copa do Mundo de Clubes no Estadio Rose Bowl. 19 de Junho de 2025, Pasadena, Estados Unidos Foto: Vitor Silva/Botafogo. Imagem protegida pela Lei do Direito Autoral Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Sendo proibido qualquer uso comercial, remunerado e manipulacao/alteracao da obra. Foto: Vítor Silva/Botafogo
  • Google Discover Icon
postado em 24/12/2025 08:00
x