
A Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026 é disputada por 128 clubes das 27 unidades da Federação. Todos já estrearam, mas um recorte chama a atenção: apenas oito não foram econômicos na primeira rodada ao vencerem por quatro ou mais gols de diferença. O Distrito Federal integra a lista. O Canaã é um dos quatro representantes da capital no principal torneio de base do Brasil e aplicou 4 x 2 sobre o Comercial Tietê no domingo. Rafinha, Thiago, Vitinho e Bahia fizeram a festa da equipe. O time do técnico Jonathan lidera o Grupo 18, com os mesmos três pontos do XV de Piracicaba, mas com vantagem por ter colocado duas bolas na rede a mais. Hoje, tem a chance de se manter na ponta no duelo contra o Criciúma, às 15h15. O canal do Paulistão no YouTube transmite.
O Canaã é o atual campeão da Copa Brasília, torneio sub-20. Fundado em 2018 em Irecê na Bahia e filiado à Federação de Futebol do Distrito Federal desde 2023, o clube não está a passeio no torneio. Embora seja a quinta participação na Copinha, ensaia surpreender. Para isso, realizou turnês por São Paulo e pelo Rio Grande do Sul em busca de confrontos de exigência técnica e física maior. Na última semana de dezembro, vendeu caro derrota por 2 x 1 para o Internacional e empatou por 2 x 2 com o Grêmio. Ganhou do Corinthians por 2 x 1, do Água Santa por 4 x 0 e do Desportivo Brasil por 4 x 1. Perdeu para Portuguesa (2 x 1) e Palmeiras (4 x 2).
Na edição 2025 da Copinha, o Canaã teve mais jogos do que gols: foram apenas duas bolas na rede em três partidas na primeira fase. O desempenho resultou na lanterna da chave com XV de Piracicaba, Vasco e Nacional-SP. O treinador naquela temporada era José Eduardo Miranda. Hoje, a prancheta está delegada a Jonathan Gabriel, o Chulapa, como é conhecido no futebol candango. Ele foi promovido em agosto ao time sub-20 após trabalho bem executado com o elenco sub-17.
O Canaã embarcou para a Copa São Paulo de Futebol Júnior com 30 jogadores. Treze, nascidos em 2005, terão a última oportunidade de desfilar no torneio. O caçula da equipe é centroavante Eduardo, talento da geração de 2010. O técnico Jonathan tem um boleiro "importado" à disposição. O lateral Ganael nasceu no Haiti e joga desde 2025 pela equipe do Distrito Federal. Ele completará 21 anos em maio.
- Leia também: Flamengo terá maratona de 12 jogos em 40 dias
Mais DF
A quarta será de dose dupla de DF na Copinha. Derrotado por 3 x 0 pelo Santos na estreia, o Real Brasília enfrenta o São-Carlense, às 17h. O Leão do Planalto precisa pontuar, sobretudo vencendo, para chegar à última rodada com chances de classificação para a segunda fase. O canal do Paulistão no YouTube transmite o confronto. Na terça-feira, o Brasiliense bateu o Sfera por 1 x 0. Amanhã, às 16h30, o Jacaré encara o Fluminense.

Esportes
Esportes
Esportes