A UEFA anunciou nesta quarta-feira (18/2) a abertura de um processo investigativo para apurar denúncias de comportamento discriminatório no confronto entre Benfica e Real Madrid, válido pelo playoff da Champions League disputado na última terça-feira (17/2), no Estádio da Luz, em Lisboa. A decisão veio após o atacante Vinícius Júnior relatar ter sido alvo de ofensas racistas proferidas por Prestianni durante a partida.
Segundo a entidade, um inspetor independente de Ética e Disciplina está designado para conduzir a apuração do caso. Em comunicado oficial, a Uefa informou que os relatórios da arbitragem estão em análise e que novas informações vão estar sendo divulgadas assim que houver avanços.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
"Os relatórios oficiais dos jogos disputados ontem à noite estão, neste momento, a ser analisados. Caso seja reportado algo, serão abertas as respetivas investigações e, caso essas levem a sanções disciplinares, essas serão anunciadas no site da UEFA. Não temos mais informações ou comentários a fazer neste momento", diz a nota.
O caso de racismo relatado por Vinícius Júnior
O episódio ocorreu logo após Vinícius Júnior marcar um golaço e abrir o placar para o Real Madrid no segundo tempo. Na comemoração, próxima à bandeirinha de escanteio e diante de uma torcida organizada do Benfica, o brasileiro foi alvo de reclamações dos jogadores adversários, o que deu início a uma confusão em campo. Na sequência, o árbitro François Letexier advertiu o atacante com cartão amarelo.
Entretanto, com os ânimos aparentemente controlados e a partida prestes a retomar, Vinícius voltou a se indignar após uma manifestação vinda da lateral do campo. O jogador, então, comunicou ao árbitro a denúncia de racismo, o que provocou nova confusão generalizada.
Diante da situação, o árbitro acionou imediatamente o protocolo antirracismo da Uefa e paralisou o jogo por cerca de dez minutos. Durante a interrupção, Vinícius recebeu apoio de companheiros como Kylian Mbappé e Aurélien Tchouaméni. O técnico do Benfica, José Mourinho, também conversou com o brasileiro, enquanto integrantes das duas comissões técnicas discutiam à beira do gramado.
Após a retomada, a torcida do Benfica passou a hostilizar Vinícius Júnior com vaias a cada toque na bola. Kylian Mbappé igualmente se tornou alvo de vaias na parte final do confronto.
Contudo, o relatório oficial do árbitro será determinante para o andamento do processo. A Uefa reforçou que, caso a investigação confirme as denúncias, eventuais punições disciplinares estarão sendo comunicadas oficialmente.
Saiba Mais
-
Esportes Após vaias e substituição, Coutinho para para rescindir com o Vasco
-
Esportes Equipe de Prestianni limita interações nas redes após acusação de racismo contra Vini Jr
-
Esportes "Especial": Ancelotti destaca energia do Carnaval e reforça escolha pelo Brasil
-
Esportes Lanús x Flamengo: onde assistir, escalações e arbitragem
-
Esportes Caso Vini Jr: Apoio a Prestianni provoca "massacre" ao Benfica nas redes
-
Esportes "Racistas são covardes", diz Vini Jr. após racismo
