Futebol

CBF confirmará Brasília como sede da final única da Copa do Brasil

Entidade anunciará nesta quinta-feira (10/9), às 11h, a capital federal como local da decisão da disputa nacional. Evento também definirá os mandos de campo das semifinais do mata-mata nacional

Estádio Mané Garrincha pode receber jogos do Mundial de futebol feminino de 2027 -  (crédito: Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Estádio Mané Garrincha pode receber jogos do Mundial de futebol feminino de 2027 - (crédito: Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

Na próxima quinta-feira (10/9), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciará Brasília como palco para a final da Copa do Brasil de 2026. Pela primeira vez na história, o torneio nacional terá final única e a capital voltará a sediar a decisão após 24 anos. A finalíssima será confirmada para 6 de dezembro, um domingo, no gramado da Arena Mané Garrincha.

Em agosto deste ano, o Governo do Distrito Federal (GDF) enviou um ofício à CBF para colocar o estádio na lista de possíveis sedes para a disputa pelo título de 2026. Desde 2020, Brasília tem recebido algumas das finais únicas da Supercopa do Brasil. No documento enviado ao presidente da entidade máxima do futebol, Samir Xaud, o Palácio do Buriti afirmou ter "condições estruturais, logísticas e institucionais plenamente compatíveis com a dimensão esportiva, econômica e simbólica da principal competição eliminatória do futebol brasileiro".

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Às 11h, desta quinta-feira (10/9), os semifinalistas Grêmio, Atlético-MG, Vasco e Palmeiras conhecerão os mandos de campo por meio do tradicional sorteio. Durante a cerimônia, Brasília será anunciada como a casa da decisão da Copa do Brasil deste ano.

Além de oferecer facilidade logística, com voos oriundos de todo o país, larga malha de hotelaria disponível e contar com uma das maiores arenas do futebol nacional (o Mané Garrincha tem capacidade para receber até 72.788 espectadores), Brasília teve como trunfo na corrida para ser sede a possibilidade de ser um campo neutro para qualquer finalista.

A escolha finaliza um jejum da cidade sem a decisão. Em 2002, Brasiliense e Corinthians protagonizaram a finalíssima da competição. Naquela época, o jogo de volta ocorreu no Estádio Serejão, na casa do Jacaré. Após o alvinegro vencer em casa por 2 x 1, o empate por 1 x 1 no segundo confronto deu o título ao Timão. Desde então, o DF nunca mais voltou a receber uma final de Copa do Brasil. Em 38 edições, esta é a primeira vez que a briga pelo título terá uma partida única.

*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

  • Google Discover Icon
postado em 09/09/2026 17:56
x