dicas e orientações

Concurso Unificado: saiba como se preparar para o dia da prova

Horários e duração da prova, objetos que são ou não permitidos e dicas de alimentação estão entre as orientações para uma avaliação de sucesso

Correio Braziliense
postado em 02/05/2024 17:14
Candidato fazendo prova de concurso público -  (crédito: Reprodução/Unsplash)
Candidato fazendo prova de concurso público - (crédito: Reprodução/Unsplash)

Se inscreveu no CNU, mas está por fora das regras do certame? O Correio separou as principais informações para ajudar você no grande dia. Confira as dicas:

Horários de aplicação

O Concurso Unificado será aplicado durante os períodos matutino e vespertino. Os portões serão abertos às 7h30 (horário de Brasília). Pela manhã, os inscritos para os blocos de nível superior (1 a 7) responderão 20 questões objetivas — de múltipla escolha — sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico. Para o bloco de nível médio (bloco 8), os candidatos farão 20 questões objetivas — de múltipla escolha — e uma redação.

À tarde, os portões abrirão às 13h (horário de Brasília). Nesse período, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7) responderão a 50 questões objetivas — de múltipla escolha — de conhecimentos específicos. Enquanto os inscritos no bloco de nível médio farão mais 40 questões objetivas — de múltipla escolha. As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.

Manhã
Abertura dos portões: 7h30
Fechamento dos portões: 8h30
Início da aplicação: 9h
Duração da prova: 2h30

Tarde
Abertura dos portões: 13h
Fechamento dos portões: 14h
Início da aplicação: 14h30
Duração da prova: 3h30

Concurso Unificado: como controlar a ansiedade na véspera da prova

O que levar para a prova

  • Cartão de Confirmação e Documento de Identidade: os itens mais importantes para levar no dia da prova são o Cartão de Confirmação da Inscrição e o documento de identidade original com foto. Não serão aceitas cópias, mesmo que autenticadas. O candidato que precisar apresentar documentos digitais deverá acessar o aplicativo no momento da identificação na entrada da sua sala. Por isso, é importante que já tenha o aplicativo baixado no celular, já que pode ser acessado mesmo sem internet. O MGI orienta testar antes para se certificar que está funcionando corretamente. Não serão aceitas fotografias do documento, mesmo que estejam na galeria do telefone.
  • Caneta preta transparente: outro item indispensável é a caneta preta fabricada em material transparente. Não serão fornecidas canetas e não será permitido se comunicar durante as provas. Por isso, é recomendado que os candidatos levem mais de uma caneta reserva.
  • Alimentação: para se alimentar, podem ser levados alimentos e água no dia da prova. As embalagens devem estar lacradas e as garrafas de água precisam ser transparentes.
  • Itens proibidos: serão eliminados do concurso aqueles que forem pegos com aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, tais como: agendas eletrônicas e/ou similares, gravadores, pendrive, mp3 player e/ou similar, fones de ouvido, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, relógios de qualquer natureza, telefones celulares, microcomputadores portáteis e/ou similares. Os candidatos também serão eliminados se forem surpreendidos, durante as provas, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou utilizando máquinas de calcular ou similares, livros, códigos, manuais, apostilas, impressos ou anotações.
  • Envelopes porta-objetos: a Fundação Cesgranrio, banca organizadora, fornecerá aos candidatos envelopes porta-objetos para guardar os materiais, além do telefone celular, que deverá ficar desligado durante a prova. Os envelopes deverão ser lacrados e identificados antes de o candidato se dirigir à carteira onde fará o exame. O envelope deverá ficar embaixo da carteira e só poderá ser aberto do lado de fora do local de prova.

O que levar para comer?

Outro ponto importante para garantir um bom desempenho no Concurso Unificado é a alimentação. De acordo com a nutricionista Verônica Rodrigues Fonte Boa, explica que a alimentação é o combustível do corpo, portanto é importante suprir todas as necessidades nutricionais na semana do exame, para obter um bom resultado.

De acordo com a especialista, os produtos ideais para melhorar a capacidade cognitiva no dia do exame são castanhas, amendoim, frutas, café, chá verde e uma boa hidratação. "Uma alimentação pobre em açúcar e com mais alimentos energéticos, fontes de gordura boa, como peixes, castanhas, abacate, frutas e verduras, principalmente as folhas verde-escuras, são muito bem-vindas nessa semana. A atividade física também auxilia muito bem nesse processo."

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação