SUPERAÇÃO

Ex-moradora de rua que viralizou ao dançar Madonna se forma pelo EJA

Sucesso do vídeo em que dançava ‘Holiday’ fez com que a vida de Maria Solange Amorim, então dependente química, mudasse com apoio de associação 

Lara Perpétuo
postado em 27/06/2025 16:21
Ex-usuária de drogas, Maria Solange Amorim teve a vida mudada por vídeo em que dançava a música 'Holiday', da Madonna -  (crédito: Reprodução/Redes sociais)
Ex-usuária de drogas, Maria Solange Amorim teve a vida mudada por vídeo em que dançava a música 'Holiday', da Madonna - (crédito: Reprodução/Redes sociais)

A cearense Maria Solange Paulino Amorim e ex-moradora de rua de 55 anos, que ficou famosa e teve a vida transformada ao viralizar com uma dança ao som de Madonna, se formou no ensino médio, na última quarta-feira (25/6), pelo programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). À época usuária de drogas, a mulher teve a história de superação notada em 2020 pela própria artista de Holiday, trilha sonora do vídeo que viralizou. 

Registro da colação de grau divulgado nas redes sociais pela associação sem fins lucrativos Parceiros Brilhantes, a quem a estudante atribui a transformação de vida, mostra momentos marcantes da cerimônia. “É para você, meu filho”, diz ela ao colocar o capelo sobre a cabeça. 

“A importância desse dia para mim é saber que eu posso ir mais além”, enfatiza. “Espero que eu possa ver vocês (demais alunos) também junto comigo em uma faculdade, porque não parou aqui não, gente, continua (...). O estudo, o ensinamento, o conhecimento, é fundamental na vida de qualquer ser humano. 

O objetivo de Maria Solange agora é se formar em psicologia. Em outros vídeos, que mostram os preparativos para o grande dia e foram compartilhados pela associação, a mulher reforça o desejo de continuar no caminho dos estudos. “Eu quero muito mais”, se emociona. “Eu não quero só aqui. Aqui é só a cerimônia, a formatura do ensino médio, eu quero mais. Eu quero ter mais conhecimento.” E enfatiza: “Sua garra faz com que você chegue em qualquer lugar”. 

Solange foi de Fortaleza, onde nasceu e morava com o então marido, a Manaus como ‘mula’ — nome dado a pessoas usadas por traficantes para transportar drogas. Lá, onde viveu por 12 anos como moradora de rua e dependente química, foi gravado o vídeo que tomou a internet e viria a mudar a vida dela, ao emocionar Madonna, cantora da música que a cearense dançava. 

Depois da repercussão e com acompanhamento da amazonense Parceiros Brilhantes, que tem por objetivo auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social, a mulher passou por processo de reabilitação em São Paulo, onde tratou o vício em clínica especializada. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Mãe de quatro filhos adultos que moram em Fortaleza, Maria Solange se formou pela Escola Estadual Pastor João Nunes, em Guarulhos, São Paulo. Atualmente, ela também trabalha em uma instituição de ensino. Nas redes sociais, compartilha o dia a dia e mensagens motivacionais aos mais de 70 mil seguidores, que a consideram uma inspiração. 

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação