POLÊMICA

Entidades estudantis ameaçam entrar na Justiça contra notas do Enem

UNE E UBES protocolaram, nesta segunda-feira (5), pedido de esclarecimento ao MEC sobre os resultados. O Sisu começa a receber as inscrições dos estudantes a partir desta terça-feira (6)

EuEstudante
postado em 05/04/2021 17:48 / atualizado em 05/04/2021 17:56
 (crédito: Nguyen Dang Hoang Nhu/Unsplash)
(crédito: Nguyen Dang Hoang Nhu/Unsplash)

Nesta segunda-feira (5/4), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) anunciaram que protocolaram notificação extrajudicial pedindo esclarecimento sobre as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

O anúncio foi feito por meio das redes sociais das entidades, que também afirmam que, caso o Ministério da Educação (MEC) não responda em até de 24 horas, entrarão com ação judicial pedindo que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seja mantido aberto até que haja resposta sobre as notas.

O programa vai receber inscrições desta terça-feira (6/4) até sexta-feira (9/4). Participam do Sisu inscritos no Enem 2020, que tenham obtido nota superior a zero na prova de redação e não tenham participado na condição de treineiro.

 

Por meio de publicação em sua conta pessoal no Twitter, a presidente da Ubes, Rozana Barroso, ressaltou a medida.


Entenda a polêmica

Logo após a divulgação das notas das quatro provas objetivas e da redação, em 29 de março, inscritos especularam que houve falha na correção das redações. Na visão dos estudantes, os resultados foram abaixo do que esperavam e não condizem com o histórico de preparação para a prova.


Por meio de nota publicada nas redes sociais, na última sexta-feira (2/4), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pelo Enem, defendeu a lisura do processo de correção das notas.

A nota observa que o Inep vem trabalhando na conferência das notas brutas extraídas do sistema de correção das provas e as notas apresentadas a todos os inscritos, por meio da Página do Participante.

“As análises, já concluídas, garantem que todas as notas apresentadas aos participantes estão de acordo com as notas finais calculadas após a atribuição de pontos de todos os corretores de redação. Os textos dos participantes, transcritos na folha de redação da prova do Enem, podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final”, pontuou.

 

Apenas 28 participantes garantiram nota máxima na redação

Na edição de 2020, somente 28 textos gabaritaram a prova de redação, o que é cerca de 47% menor que a edição anterior, que registrou 53 notas máximas. A quantidade de notas zero chegou a 87.567, o que representa 3,22% do total.

Ainda assim, a prova de redação registrou maior média, com 588,74 pontos. Confira o gráfico abaixo ou por meio deste link.

 

Confira os temas das redações deste ano:

  • Edição impressa (17 e 24 de janeiro): o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira;
  • Edição digital (31 de janeiro e 7 de fevereiro): o desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões
    do Brasil;
  • Prova para pessoas privadas de liberdade ou reaplicação (23 e 24 de fevereiro): a falta de empatia nas relações sociais no Brasil.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação