Covid-19

Trump está melhor e pode receber alta na segunda-feira, diz equipe médica

Sean Conley, médico da Casa Branca, informou que o presidente teve duas quedas nos níveis de oxigênio nos últimos dias, mas que "continua melhorando"

Correio Braziliense
postado em 04/10/2020 13:33 / atualizado em 04/10/2020 15:24
O médico de Trump, Sean Conley, atualiza o estado de saúde do presidente norte-americano -  (crédito: AFP/Brendan Smialowski)
O médico de Trump, Sean Conley, atualiza o estado de saúde do presidente norte-americano - (crédito: AFP/Brendan Smialowski)

Internado com covid-19, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, "continua melhorando" e pode receber alta nesta segunda-feira (5/10). As declarações foram feitas neste domingo (4/10) pela equipe médica da Casa Branca, que acompanha o republicano no hospital militar Walter Reed.

Em nova entrevista coletiva, a equipe, chefiada pelo médico Sean Conley, informou que o presidente teve duas quedas nos níveis de oxigênio nos últimos dias, mas que ele vem sendo tratado com esteroides e apresentou uma melhora.

"Desde que falamos pela última vez (no sábado), o presidente continua melhorando. Como acontece com qualquer doença, há frequentes altos e baixos ao longo de seu curso", afirmou Conley.

Na entrevista de sábado, o médico fez uma avaliação positiva do quadro de saúde de Trump, dizendo que ele não apresentava febre e não precisou de oxigenação suplementar. Horas depois, porém, o jornal The New York Times, citando uma fonte ligada à Presidência norte-americana, noticiou que os sinais vitais do presidente estavam em situação “muito preocupante” na sexta, e que as próximas 48 horas seriam cruciais para Trump. Mais tarde, um vídeo mostrou que a fonte do NY Times era o chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows.

Em meio às especulações sobre seu real estado de saúde, o próprio presidente gravou um vídeo na noite de sábado (3/10) em que afirma estar melhor: "Quando cheguei aqui, não estava me sentindo muito bem. Me sinto muito melhor agora".

Oxigênio

Ainda neste domingo, Conley explicou que Trump foi levado ao hospital após "um rápido avanço" da doença, com níveis de oxigênio caindo a níveis preocupantes. O médico reconheceu que o presidente, cujo diagnóstico de covid-19 foi divulgado na quinta-feira (1º/10), recebeu oxigenação suplementar na Casa Branca antes de ser internado. Inicialmente, a informação era de que o republicano foi levado à unidade de saúde apenas por precaução.

Alta

Outro médico do presidente, Brian Garibaldi informou, neste domingo, que Trump está "de pé e andando". "Nosso plano para hoje é que coma e beba, que fique fora da cama o máximo possível, que se movimente", detalhou. "E, se ele continuar se sentindo e parecendo tão bem como hoje, temos esperança de poder dar alta já amanhã (segunda) para que ele possa continuar seu tratamento na Casa Branca", acrescentou.

Com informações da Agência France-Presse

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação