RÚSSIA

Rússia proíbe uso de barba, celulares e tablets por soldados

As proibições ocorrem após o ataque na cidade ucraniana de Makeyevka, que matou 89 soldados russos. O Exército disse que o uso de celulares permitiu aos ucranianos geolocalizar o local

Correio Braziliense
postado em 20/01/2023 16:21
 (crédito: AFP PHOTO/ BELARUSIAN DEFENCE MINISTRY)
(crédito: AFP PHOTO/ BELARUSIAN DEFENCE MINISTRY)

A Rússia proibiu uso de celulares e tablets por soldados russos. A restrição ocorreu após o ataque na cidade ucraniana de Makeyevka, que matou 89 soldados russos em 1° de janeiro. O Exército não hesitou em culpar as próprias tropas, acusadas de terem usado massivamente seus telefones, o que permitiu aos ucranianos geolocalizar o local.

"O uso de celulares é extremamente perigoso no campo de batalha e raramente vale o risco", especialmente na Ucrânia, onde o governo sabe "o que está acontecendo em sua rede de telecomunicações", comentou à AFP Joseph Shelzi, pesquisador do Soufan Center, com sede em Nova York.

De acordo com informações da rádio pública francesa RFI, os soldados também estão proibidos de usarem carros particulares e devem, obrigatoriamente, barbear-se. As medidas geraram indignação e coincidem com a chegada de Valeri Gerasimov como comandante das tropas russas na Ucrânia.

O dirigente pró-Rússia Denis Pushilin ironizou as restrições. "Seria uma ideia absurda, não acrescentaria nada de bom e nada mais traria em termos de disciplina militar. Isso causaria pelo menos algum mal-entendido entre nossos caras na linha de frente. Mas entrei em contato com o escritório do nosso comandante e esclareci isso. Ninguém virá inspecionar as tropas com ideias tão brilhantes", disse o líder.

O "mito" da tecnologia russa

A morte de um general russo no início do conflito foi atribuída ao pesado equipamento de telecomunicações de seu tanque, que teria permitido aos ucranianos detectar sua presença.

"A tecnologia militar russa é um mito, eles não são bons", garante Stéphane Dubreuil, especialista francês em telecomunicações.

"No início do conflito, os russos usavam telefones criptografados, mas tiveram problemas porque eram da velha geração", afirma o especialista. "Então começaram a usar telefones civis".

No caso dos telefones usados no réveillon, seu uso provavelmente não foi operacional.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Com informações da AFP* 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE