Faixa de Gaza

Palestinos morrem após tentar resgatar pacotes com ajuda humanitária no mar

Paraquedas com pacotes de ajuda caíram no mar, na costa perto de Beit Lahia. Vídeo mostra palestinos correndo em direção à praia

Palestinos correm em direção à praia para resgatar pacotes com ajuda humanitária na segunda-feira (25/3), na costa perto de Beit Lahia -  (crédito: Reprodução/ Twitter/ @Sprinterfactory)
Palestinos correm em direção à praia para resgatar pacotes com ajuda humanitária na segunda-feira (25/3), na costa perto de Beit Lahia - (crédito: Reprodução/ Twitter/ @Sprinterfactory)
postado em 26/03/2024 19:44

Pelo menos 18 pessoas morreram na tentativa de recuperar a ajuda humanitária lançada no norte da Faixa de Gaza. De acordo com anúncio feito nesta terça-feira (26/3) por autoridades locais, 12 pessoas morreram afogadas no mar e outras seis em um tumulto no local. O caso ocorreu na segunda-feira (25/3), na costa perto de Beit Lahia, com pacotes de mantimentos lançados por aviões dos Estados Unidos.

Israel controla a entrada de qualquer ajuda por via terrestre pela passagem de Rafah, fronteira com o Egito, fazendo com que muitos países optem por lançar auxílio por aeronaves.

Por meio de um vídeo que circula no X (antigo twitter) é possível ver o momento em que vários Palestinos, na tentativa de conseguir coletar a ajuda, correm em direção ao mar enquanto caixas caiam de paraquedas.

O movimento islamista Hamas, pediu para cessar as operações feitas por aeronaves e abrir acessos terrestres ao território.

Essa não é a primeira vez em que palestinos são atingidos durante entregas de ajuda humanitária. No começo do mês de março, cinco pessoas morreram esmagadas por pacotes lançados de aviões em Gaza. 

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes

**Com informações da AFP

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação