
Se aposentou aos 54 anos, no último 30 de maio, a astronauta da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) Jeanette J. Epps. Selecionada para servir a agência em 2009, ela tem quase 16 anos de carreira no órgão americano e foi a primeira mulher negra a atuar como especialista em uma missão de mais de 230 dias a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Formada em física e doutora em engenharia aerospacial, Epps fez parte da recente missão SpaceX Crew-8, lançada em março de 2024, que trabalhou centenas de experimentos científicos durante as expedições 71 e 72. Lá, foi engenheira de voo a bordo do laboratório orbital por quase oito meses.
Em outras missões, Jeanette atuou como comunicadora-líder de cápsula, no Centro de Controle de Missão do órgão espacial americano, e como astronauta de apoio às tripulações da ISS. Em terra, participou, entre outros, de missões na costa da Flórida e conduziu estudos geológicos no Havaí.
Em 2009, a engenheira foi uma das nove selecionadas pela 20ª turma de astronautas da Nasa. Para ser escolhida, completou treinamento extenso que incluía língua russa, robótica e caminhada espacial. Antes disso, trabalhou para a Ford, para a Agência Central de Inteligência do governo dos EUA, a CIA, e publicou diversos artigos científicos como acadêmica — inclusive com bolsa da agência espacial.
Ao logo da carreira, Jeanette Epps foi receptora — além de bolsa de pesquisa de pós-graduação da Nasa por três anos, de 1996 a 1999, antes de ser admitida pela agência — de diversos prêmios de desempenho, eficiência e inovação.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Saiba Mais