O Ministério das Relações Exteriores de Israel afirmou, nesta quinta-feira (2/10), que os integrantes da flotilha que tentava levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza estão a caminho de Israel, de onde serão deportados para a Europa. "Todos os passageiros estão seguros e com boa saúde", disse o órgão.
As autoridades israelenses ainda associaram a Flotilha Global Sumud ao grupo extremista Hamas. O Ministério divulgou duas fotos dos integrantes da flotilha. O ativista brasiliense Thiago Ávila e a ambientalista sueca Greta Thunberg aparecem nos registros. Os barcos foram interceptadas por forças navais israelenses em águas internacionais.
"Nenhum dos iates de provocação do Hamas e do Sumud conseguiu entrar em uma zona de combate ativa ou violar o bloqueio naval legal. Um último navio desta provocação permanece à distância. Caso se aproxime, sua tentativa de entrar em uma zona de combate ativa e romper o bloqueio também será impedida", afirmou o Ministério das Relações Exteriores.
A Global Sumud Flotilla é composta por ativistas de diferentes países com o objetivo de levar ajuda humanitária para a Faixa de Gaza. Em comunicado, o grupo classificou a interceptação como um “ataque ilegal contra ativistas desarmados” e pediu que governos e instituições internacionais pressionem por garantias de segurança das pessoas a bordo.
A delegação brasileira a bordo da Global Sumud Flotilla é composta por 17 integrantes:
- Ariadne Catarina Cardoso Teles
- Magno De Carvalho Costa
- Luizianne De Oliveira Lins
- Bruno Sperb Rocha
- Mariana Conti Takahashi
- Gabrielle Da Silva Tolotti
- Miguel Bastos Viveiros de Castro
- Giovanna Martins Vial
- Mohamad Sami El Kadri
- Hassan Massoud
- Paulo Siqueira Costa
- João Leonardo Cavalcanti Aguiar Costa
- Nicolas Calabrese (cidadão argentino residente no Brasil)
- Lisiane Proença Severo
- Thiago de Ávila e Silva Oliveira
- Lucas Farias Gusmão
- Victor Nascimento Peixoto
Na quarta-feira (1º/10), o Itamaraty disse que acompanha com preocupação a interceptação pela marinha israelense de embarcações da Flotilha Global Sumud, que contam com presença de cidadãs e cidadãos brasileiros, incluindo parlamentares, como a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE).
Essa não é a primeira vez que Thiago Ávila e Greta Thunberg integram uma missão humanitária. Eles participaram da Flotilha da Liberdade em junho deste ano e foram deportados por Israel.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Saiba Mais
-
Mundo Como foi a captura no Peru de 'Pequeno J', suspeito pelo assassinato de 3 jovens que chocou a Argentina
-
Mundo Quase 60 pessoas ainda estão presas sob os escombros da escola que desabou na Indonésia
-
Mundo 'Plano de paz de Trump para Gaza ignora os interesses dos palestinos', diz membro do Hamas à BBC
-
Mundo Por que o governo dos EUA foi paralisado e quem serão os mais afetados
-
Mundo Entenda o que é o shutdown e por que ele paralisa o governo dos EUA
-
Mundo Shutdown: EUA suspendem operações, após falta de acordo sobre orçamento
