Palestinos receberam cestas básicas após caminhões de ajuda humanitária entrarem pela passagem de Karem Abu Salem, em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, neste domingo (12/10).
A ajuda humanitária ocorre após Israel e Hamas firmarem um acordo de cessar-fogo, que prevê trocar reféns israelenses sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 por palestinos detidos em prisões israelenses.
Ao todo, serão 48 reféns israelenses (20 vivos e 28 mortos) em troca de 250 prisioneiros palestinos e 1.700 habitantes de Gaza detidos por Israel desde o início da guerra. Israel e Hamas afirmaram que os reféns israelenses serão libertados na segunda-feira (13/10) pela manhã.
A Defesa Civil de Gaza afirmou que mais de 500 mil pessoas retornaram à Cidade de Gaza na noite de sábado (11/12). A Organização das Nações Unidas (ONU) destacou que está pronta para lançar um plano de 60 dias para ajudar o povo palestino. Centenas de caminhões serão mobilizados por dia.
"Nosso plano, detalhado e testado, está em andamento. Nossos suprimentos — 170 mil toneladas de alimentos, medicamentos e outros bens — estão disponíveis. Nossas equipes corajosas, experientes e decididas estão preparadas", disse Tom Fletcher, chefe humanitário da ONU, durante uma videoconferência na Arábia Saudita na quinta-feira (9/10).
O plano visa oferecer ajuda alimentar a 2,1 milhões de pessoas, e assistência nutricional mais específica a 500 mil que sofrem de desnutrição severa. A proposta também inclui o apoio a padarias e cozinhas comunitárias, e dinheiro em espécie para que 200 mil famílias comprem os alimentos que desejarem.
A ONU também pretende fornecer serviço de água e esgoto a 1,4 milhão de pessoas, restaurar o sistema de saúde e reabrir centros de ensino temporários para 700 mil crianças.
*Com informações da Agência France-Press
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Saiba Mais
-
Mundo María Corina Machado à BBC: Somos gratos pelo que Trump está fazendo pela paz, liberdade e democracia
-
Mundo Cantor é morto a tiros em tentativa de assalto; polícia investiga
-
Mundo Fortes chuvas deixam quase 30 mortos no México
-
Mundo 'Trump está com saúde excepcional', diz médico após check-up
-
Mundo Trump ameaça tarifa de 100% sobre a China em retaliação a decisão do país asiático sobre terras raras
-
Mundo Terremoto atinge região entre América do Sul e Antártida
