LULA EM BRASÍLIA

PT usará Lava-Jato nos discursos de campanha eleitoral

Em encontro com jornalistas no último dia de agenda em Brasília, Lula afirmou estar muito tranquilo e pronto para o debate sobre as questões envolvendo o processo

Cristiane Noberto
Denise Rotemburg
postado em 08/10/2021 15:39 / atualizado em 08/10/2021 15:39
 (crédito:  Ed Alves/CBDA Press)
(crédito: Ed Alves/CBDA Press)

O Partido dos Trabalhadores utilizará a Lava-jato na pré-campanha eleitoral de 2022. A sigla vem preparando materiais para embasar os discursos nos acontecimentos que culminaram na prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em Brasília nesta semana. No último dia de agenda pela capital, o político disse estar muito tranquilo com o que já aconteceu e que está pronto para o debate sobre as questões envolvendo o processo. As declarações foram concedidas em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (8/10).

O ex-presidente buscou, na ocasião, desconstruir a imagem do juiz Sergio Moro. “Eu tomei a decisão de ir para Curitiba e ficar na barba do Moro para mostrar que ele era mentiroso. Na primeira audiência, que fui com ele, eu disse: você está condenado a me condenar porque você já permitiu que a mentira fosse longe demais. E aconteceu o que eu previ. Então, eu não vou discutir Lava-Jato, na minha vida. [Isto já] Acabou. Eu só tenho que tirar lição e proveito do que aconteceu em benefício deste povo”, afirmou.

Lula destacou que, embora ele tenha ficado 580 dias preso, outras pessoas sofreram muito mais. “Eu não estou preocupado[com o processo] porque quem tem que dar explicações sobre a Lava-Jato é quem construiu a mentira, e quem construiu a mentira foi a força-tarefa da Lava-Jato mais o juiz Moro. Construíram uma mentira, venderam para a imprensa como se fosse verdade”, disse.

Protestos e manifestações

Ao ser questionado sobre a ausência nos protestos e manifestações a favor do impeachment de Bolsonaro, Lula disse que todo petista quer o impeachment e que não foi por uma questão de responsabilidade.

“Eu não queria transformar os atos em políticos. Porque quando eu subir no caminhão, estará subindo o candidato que está ganhando todas as pesquisas e que poderá ganhar no primeiro turno. Porque quando eu subir no caminhão, não é para descer mais. Além disso, tenho quatro ministros da saúde, que dizem: ‘o senhor não deve ir enquanto não tiver segurança científica, o senhor tem 75 anos de idade, está em risco e não vai fazer falta porque estará representado. Agora, quando eu decidir ir, você vai me fazer outra pergunta: Por que o senhor vai a tantos palanques?”, brincou.

O político também não confirmou se irá no ato marcado para o próximo dia 15, pois tem viagens agendadas pelo Brasil e pelo mundo em reuniões com líderes mundiais. “Se minha viagem for depois do dia 18, participarei. Se não, deixo aqui meus representantes”, disse.

Memorial da Verdade

No início do encontro, a presidente da sigla, Gleisi Hoffmann (PT-PR), fez uma breve introdução na qual falava sobre o “Memorial da Verdade”. A plataforma foi construída para endossar o discurso de enfrentamento à Lava-Jato. Cursos e encontros com a base do partido já foram montadas para que os discursos estejam bem alinhados com relação ao processo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação