Saúde

Queiroga sobre vacinação de crianças: ''A pressa é inimiga da perfeição''

Depois da reação de Bolsonaro, contrária à decisão da Anvisa de liberar a vacinação para crianças de 5 a 11 anos, Queiroga é cauteloso para definir data

Estado de Minas
postado em 20/12/2021 10:02 / atualizado em 20/12/2021 10:02
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

Depois de afirmar que a decisão de vacinar crianças só virá em 2022, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda-feira (20/12), em entrevista à imprensa, que a "a pressa é inimiga da perfeição", em se tratando de vacina para menores de idade contra a COVID-19.

No último dia 16, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a aplicação da vacina da Pfizer, contra a covid-19, em crianças de 5 a 11 anos.

Após o comunicado da agência reguladora de vacinas e remédios no país, o presidente Jair Bolsonaro, questionado por apoiadores, afirmou que "é inacreditável o que a Anvisa fez".

Seguindo o chefe

Diante da reação de Bolsonaro, Queiroga afirmou na manhã de hoje: "O principal é a segurança. No ano de 2021, considerando o pico, onde houve 4000 óbitos, crianças de 5 a 11 anos, menos de 150 óbitos. Não que eu esteja menosprezando, cada vida é importante", afirmou o ministro à imprensa, em Brasília. "Os pais terão a resposta no momento certo, sem açodamento", continuou o ministro.

Na última quinta (16), porém, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) afirmou que nenhuma outra doença matou tantas crianças e adolescentes no Brasil em 2021 quanto a COVID-19.

O Ministério da Saúde diz que só vai ter uma posição em 5 de janeiro, após fazer uma consulta pública e consultar a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da COVID-19. Essa câmara já anunciou de público que tem consenso a favor da vacinação infantil.

Hoje, contudo, Queiroga disse que ficou sabendo desse posicionamento pela imprensa e, com o documento em mãos, disse que não ia se manifestar "com base num documento público de três páginas".

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação