Retrospectiva 2021

Voto impresso, desfile de tanques e precatórios: o ano na política

Confira os destaques do ano no âmbito político no Brasil

Thays Martins
Talita de Souza
postado em 30/12/2021 15:48
 (crédito: Evaristo Sa/AFP)
(crédito: Evaristo Sa/AFP)

O último ano antes das eleições de 2022 foi marcado por muitas disputas de poder. Enquanto o governo Bolsonaro lidava com crises políticas, o Brasil viu a miséria crescer e o retorno da fome. 

Veja os destaques do ano no âmbito político

Voto impresso: o início da crise dos Poderes


Em 7 de janeiro, o presidente da República, Jair Bolsonaro, falava pela primeira vez em 2021 em voto impresso. O discurso do chefe do Executivo começava a ficar mais intenso após criar dúvidas sobre o processo eleitoral brasileiro no fim de 2020. Entre as falas de Bolsonaro, estão que não é possível auditar o processo eletrônico, um dos mais seguros do mundo, e que o processo passa por interferências.

Bolsonaro aproveitou o apoio do Centrão e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e esticou a corda para que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 135/2019, que instituía a mudança no processo eleitoral, fosse votada pela Casa. Depois de intensa articulação, movimentos ativistas que pediam a rejeição da PEC, o plenário reprovou o texto em 10 de agosto. Lira, que ficou acuado com o clima pesado na Casa, desistiu de fazer uma nova votação.

Impeachment de ministro do STF?

Em agosto, poucos dias depois que o ministro Alexandre de Moraes incluiu o presidente Jair Bolsonaro entre os investigados no inquérito das fake news após o presidente pôr em dúvida o processo eleitoral brasileiro, os ataques do chefe do Executivo ao Supremo Tribunal Federal (STF) tomaram outra dimensão. O mandatário entrou com um pedido de impeachment contra o magistrado. O pedido foi criticado por diversas instituições e foi rejeitado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Desfile de tanques

No mesmo dia que estava prevista a análise da PEC do voto impresso pela Câmara dos Deputados, a Esplanada dos Ministérios presenciou um desfile de blindados para entregar um convite para o presidente Jair Bolsonaro. Apontado como uma tentativa de intimidação à Câmara e ao STF, a exibição virou piada nas redes sociais.

tanque soltando fumaça na Esplanada
tanque soltando fumaça na Esplanada (foto: Twitter/ reprodução )

7 de setembro

Sinalizando uma possível ruptura democrática, o presidente Jair Bolsonaro conclamou seus apoiadores para uma manifestação no dia 7 de setembro. “Creio que chegou a hora, de nós, no dia 7, nos tornarmos independentes para valer”, chegou a dizer o chefe do Executivo. Durante os protestos, Bolsonaro disse que não cumpriria decisões judiciais e ameaçou fechar o STF. No dia seguinte, o presidente da Corte, Luiz Fux, abriu a sessão do dia com a leitura de um texto em que afirmou que "ninguém fechará" o STF. Dias antes, o cantor sertanejo Sérgio Reis se tornou um dos alvos de uma operação da Polícia Federal para investigar ameaças ao STF. A mesma operação decretou a prisão do caminhoneiro Zé do Trovão, que foi preso em 26 de outubro.

Mais uma crise


Para conseguir bancar um auxílio de R$ 400 mensais, o governo faz uma manobra para poder gastar R$ 40 bilhões a mais do Teto de Gastos em 2022. A medida deixa integrantes do Ministério da Economia descontentes e quatro secretários pedem demissão. A mídia chegou a especular que o ministro Paulo Guedes também deixaria o cargo, mas no mesmo dia o chefe da Pasta deu uma coletiva e disse que "em nenhum momento pediu demissão". O ministro também disse que os "mais jovens" se referindo aos secretários, tinham a preocupação com a questão fiscal, mas era preciso atender a ala política.

No fim, o governo conseguiu aprovar a PEC dos Precatórios que viabiliza o Auxílio Brasil. O novo benefício entrará no lugar do Bolsa Família, que foi extinto em 2021 após 18 anos de existência. Em 2022, o governo poderá parcelar os precatórios (dívidas do governo reconhecidas em caráter definitivo pela Justiça). 

Fome que assola o país 

Pessoas buscam comida em caminhão de lixo em Fortaleza
Pessoas buscam comida em caminhão de lixo em Fortaleza (foto: Reprodução/TikTok)


O Brasil encerra o ano com uma inflação maior do que a de 80% dos países, segundo a FGV. Mais de 20 milhões de brasileiros passam fome no país. Ao longo do ano, foram muitas as cenas chocantes da miséria que assola o país, como a de pessoas fazendo fila para receber doação de ossos em açougue e de pessoas procurando restos de comida em caçamba

Veja os principais pontos da retrospectiva 2021 na linha do tempo 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação