Cultura

Lei Paulo Gustavo: veto de Bolsonaro repercute entre familiares do ator

Mãe e ex-marido do humorista falecido em maio de 2021 por covid-19 criticaram a atitude do presidente Bolsonaro. Políticos da oposição também se manifestam nas redes sociais

Raphael Pati*
postado em 06/04/2022 16:44 / atualizado em 06/04/2022 16:44
 (crédito: VICTOR POLLAK)
(crédito: VICTOR POLLAK)

O veto à Lei Complementar (PLP) 73/2021, que destinaria R$ 3,6 bilhões à recuperação do setor cultural após a crise gerada pela pandemia da covid-19, foi criticado por familiares do ator Paulo Gustavo, falecido por complicações decorrentes da doença no ano passado e que dá nome à lei. O ato do presidente Jair Bolsonaro (PL) também causou repercussão entre políticos nesta quarta-feira (6/4).

Viúvo de Paulo Gustavo, o médico Thales Bretas lamentou a decisão do presidente por meio do seu Instagram. “Que tristeza ver nosso país tão desarticulado politicamente. Sem saber defender os interesses da cultura e o bem-estar do povo”, disse nos stories.

A mãe do artista falecido, dona Dea Lúcia Amaral, também utilizou a rede social para defender a lei e criticar a atitude do governo federal. Ela publicou uma montagem com o filho Paulo ao lado de Bolsonaro, que aparece com um “x” em vermelho, e a frase: “Você está vetado!!!!”. Na legenda, escreveu: “Que mico, hein???”

Entre a classe política, alguns nomes da esquerda como Orlando Silva (PCdoB-SP), Manuela D’Ávila (PCdoB) e Guilherme Boulos (PSol) atacaram o veto à lei. O psolista afirmou no Twitter que, no governo federal, “sobra dinheiro para o Centrão e falta para a cultura”.

O Partido dos Trabalhadores (PT) utilizou a sua conta do Senado no Twitter para atacar a atitude do presidente e afirmar que vai “derrubar o veto de Bolsonaro”. “O projeto libera R$ 3,8 bi para a cultura sem criar nova despesa. Ele apenas garante que o dinheiro que está parado em 2 fundos culturais seja liberado. A arte liberta e faz pensar, por isso é tão atacada pelos fascistas!”, escreveu.

O governo, por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira, afirmou que o projeto de lei “contraria o interesse público, uma vez que criaria despesa corrente primária que estaria sujeita ao limite constitucional previsto no art. 107 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias”.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação