Eleições 2022

Para aumentar bancada na Câmara, Kassab estuda candidatura ao Planalto

O presidente do PSD ainda não decidiu se a melhor estratégia será se lançar na disputa à presidência deixar diretorios estaduais decidirem quem vão apoiar para o Planalto

Tainá Andrade
postado em 26/04/2022 22:10
 (crédito:  Gilberto Kassab/Twitter)
(crédito: Gilberto Kassab/Twitter)

Há conversas dentro do PSD de que o próprio presidente do partido, Gilberto Kassab, possa se candidatar à presidência da República pela sigla. Na falta de um nome competitivo para a disputa, somado a pressão criada para definir um lado no cenário polarizado entre Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT), o Kassab estuda entrar no páreo para garantir votos aos pré-candidatos a deputados federais.   

Após duas tentativas frustradas de lançar uma candidatura própria do PSD - primeiro com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, depois com Eduardo Leite (PSDB) - o presidente ficou sem saída para manter a estratégia inicial de garantir uma bancada forte para o Congresso. Essa semana, Kassab sinalizou, inclusive, em desistir do plano de lançar uma candidatura ao Planalto.

Uma das possibilidades, ainda em aberto, é que o presidente abra as bancadas do PSD para que a decisão de apoio nacional seja de cada governo. Dessa forma, a decisão da formação de palanque e espaço para tempo de TV ficam a critério dos pré-candidatos estaduais.   

Kassab nunca escondeu que o objetivo principal para as eleições deste ano é emplacar um nome que seja puxador de votos para a eleição da Câmara dos Deputados. Afinal, uma quantidade razoável de deputados significa aumento de recursos dos fundos eleitoral e partidário, assim como mais autonomia nas discussões da Casa.  

Após a janela partidária, o PSD ganhou mais 13 nomes na Câmara dos Deputados e fechou o período com 48 parlamentares, o que colocou o partido de Kassab entre as cinco maiores bancadas da Casa.

Além disso, Kassab conseguiu a façanha de fazer o número de filiados pelo Brasil crescer. Somente em Brasília, em evento na sede do PSD do Distrito Federal, houve 102 novas filiações ao partido.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação