Eleições 2022

Simone Tebet: voto útil é "desrespeito à população brasileira"

Candidata à Presidência do MDB está, nesta quarta-feira (14/9), em agenda na cidade de Recife, em Pernambuco, onde defendeu mais investimento em ciência e tecnologia

Victor Correia
postado em 14/09/2022 15:57
 (crédito: Divulgação/Assessoria Simone Tebet)
(crédito: Divulgação/Assessoria Simone Tebet)

A senadora e candidata à Presidência da República, Simone Tebet (MDB), afirmou nesta quarta-feira (14/9) que os apelos pelo "voto útil" feito pelas campanhas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL) são "um desrespeito à população brasileira".

"A eleição é de dois turnos exatamente por isso, para que no segundo turno a gente faça a eleição, obviamente, dentro dos que forem se apresentar", disse Tebet em coletiva de imprensa em Recife, Pernambuco, onde passa o dia em agenda de campanha. "Estou extremamente otimista que a eleição está indo para a sua reta final e, agora, o eleitor está tendo a oportunidade de nos conhecer, conhecer as nossas propostas", completou.

O apelo pelo voto útil é uma estratégia tanto de Lula quanto de Bolsonaro para tentar abocanhar os votos dos demais candidatos, especialmente de Tebet e de Ciro Gomes (PDT). Os dois candidatos, segundo levantamento Datafolha divulgado em 1º de setembro, têm 5% e 9% das intenções de voto, respectivamente, e cresceram desde agosto.

"É um desrespeito à população brasileira. Numa das eleições, talvez a mais importante, mais difícil desde a redemocratização. Esta é uma eleição que pode definitivamente tirar o Brasil do mapa da fome, da pobreza, da miséria, ou não, a depender da escolha do eleitor", afirmou a presidenciável. 

Ciência e tecnologia fora do teto de gastos

Tebet visitou, nesta manhã, o Porto Digital, em Recife, um dos principais pólos tecnológicos do país. Durante a visita, ela criticou a falta de investimento do atual governo em ciência e tecnologia, e defendeu que o Nordeste pode alavancar o desenvolvimento brasileiro. "Estamos falando de um governo que corta praticamente 70% do pouco orçamento que temos para o setor", afirmou, completando que pretende tirar esse tipo de investimento do teto de gastos. 

Acompanharam Tebet, durante a agenda, a candidata ao governo de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB), os presidentes nacionais do Cidadania, Roberto Freire, e do PSDB, Bruno Araújo, entre outros candidatos e lideranças políticas. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação