ProSub

Lula visita complexo naval no RJ após testes de imersão de novo submarino

Presidente Lula estará, na manhã desta quinta-feira (23/3), no Complexo Naval de Itaguaí, litoral Sul do Rio de Janeiro, onde ocorre o desenvolvimento de quatro submarinos brasileiros

Victor Correia
postado em 23/03/2023 09:59 / atualizado em 23/03/2023 09:59
 (crédito: Divulgação/Marinha)
(crédito: Divulgação/Marinha)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita na manhã desta quinta-feira (23/3) o Complexo Naval de Itaguaí, litoral Sul do Rio de Janeiro, para acompanhar os avanços do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, batizado de ProSub. O programa concluiu os testes de imersão do submarino S-41, o "Humaitá".

O presidente estará acompanhado pelos ministros José Múcio (Defesa)Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), bem como pelo chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Gonçalves Dias. Também estará presente a embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, entre outras autoridades e representantes das empresas envolvidas no programa, que é uma parceria entre o Brasil e a França. Lula chegou a convidar o presidente francês, Emmanuel Macron, para visitar o estaleiro.

Submarinos com propulsão diesel-elétrica 

Segundo nota do Planalto, o ProSub é um programa estratégico da Defesa, e deve gerar ainda mais de 60 mil empregos direitos e indiretos, além de envolver 700 empresas. O primeiro submarino construído foi o S-40 "Riachuelo". A previsão é que o Humaitá entre em operação no segundo semestre de 2023. Ainda neste ano deve entrar em operação o S-42 "Tonelero", e o S-43 "Angostura" está previsto para 2024. Ao todo, serão entregues pelo projeto quatro submarinos movidos com propulsão diesel-elétrica.

"O S-41 'Humaitá' passou, ao longo do mês de março, por testes de imersão dinâmica e de imersão em grande profundidade no litoral fluminense. São etapas fundamentais do processo construtivo e de treinamento da tripulação do submarino, porque avaliam não apenas a capacidade de mergulho em segurança, como também atestam o nível de prontidão da tripulação", declarou o Planalto. "O resultado dessas avaliações consolida a última etapa prevista no cronograma até a entrega definitiva", completou.

visita de Lula é considerada um aceno às Forças Armadas. Em meio às tensões com as Forças logo após os ataques de 8 de janeiro, em Brasília, Lula sinalizou que pretende investir na modernização do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Os submarinos do ProSub serão empregados no patrulhamento da costa brasileira.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE