GOVERNO

Eduardo Leite faz aceno a Lula e diz torcer pelo governo

O governador do Rio Grande do Sul agradeceu o governo federal pelos investimentos anunciados. De acordo com ele, o governo gaúcho quer ser "sócio" dessa união

O governador Eduardo Leite anunciou ações e investimentos do governo federal ao Rio Grande do Sul -  (crédito: Ricardo Stuckert/PR)
O governador Eduardo Leite anunciou ações e investimentos do governo federal ao Rio Grande do Sul - (crédito: Ricardo Stuckert/PR)
postado em 15/03/2024 13:45 / atualizado em 15/03/2024 13:46

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), fez um aceno positivo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e disse que, independentemente das divergências políticas, torce a favor do chefe do Executivo Federal. Na fala, o tucano também cobrou um posicionamento do governo federal em relação à dívida do Estado. Leite reclamou da condições atuais do contrato com União e pediu mudanças.

"Presidente Lula, independentemente de divergências, diferenças pontuais que possamos ter, pensamento político na forma de organização da máquina, seja o que for, pode ter certeza que sou um dos que torcem a favor do senhor, do seu governo, do Brasil para que possamos encontrar destino melhor à população", disse o governador em anúncio de ações e investimentos do governo federal ao Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (15/3). Lula e alguns ministros do governo dividiam o palco com Leite.

"Por mais que possamos ter divergências e diferenças, acredito na sinceridade e vontade do presidente Lula de fazer um país mais justo e melhor para o futuro de todos", afirmou. O governador disse acreditar que é "absolutamente sincera e honesta" tal vontade do petista.

No discurso, Leite agradeceu o governo federal pelos investimentos anunciados. De acordo com ele, o governo gaúcho quer ser "sócio" dessa união. Porém, pontuou que, para isso, é preciso ter condições.

Dívida

"Nas condições atuais do contrato da dívida, futuramente, em um breve espaço de tempo, a dívida vai consumir mais de 12% da receita corrente do Estado, limitando a capacidade de investimentos", disse o governador. "O que pedimos à União é que faça um movimento para que pelo menos aquilo que arrecadamos fique efetivamente no Estado e deixe de ser demandado do orçamento do nosso Estado para que a gente possa se associar às iniciativas e turbiná-las", acrescentou.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br