Saúde

Lula inaugura fábrica de insulina e se emociona ao lembrar da bisneta

O presidente participou nesta sexta (26/4) da inauguração da primeira fábrica brasileira de insulina em 20 anos e citou sua bisneta, de sete anos, que tem diabetes tipo 1. Produção terá capacidade de atender 1,9 milhão de pacientes

Lula sobre bisneta?
Lula sobre bisneta? "Sabe quem vai agradecer para o resto da vida? A minha bisneta, que tem sete anos e tem diabetes tipo um. Ela vive com um aparelho no ombro, com o celular. Cada coisa que ela come, ela tem que controlar" - (crédito: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se emocionou nesta sexta-feira (26/4) ao lembrar de sua bisneta, que tem diabetes tipo um, durante a inauguração de uma fábrica de insulina em Nova Lima, Minas Gerais. A planta, da empresa Biomm, é a primeira a produzir o medicamento em solo nacional após um hiato de duas décadas.

"É muito mais do que uma fábrica. Sabe quem vai te agradecer para o resto da vida? A minha bisneta, que tem sete anos e tem diabetes tipo um. Ela vive com um aparelho no ombro, com o celular. Cada coisa que ela come, ela tem que controlar. E o que é fantástico é que ela pede para a mãe e para o pai aplicarem a insulina. Ela já não tem mais medo, já faz parte da vida dela", disse o petista, se dirigindo ao ex-ministro do Turismo Walfrido dos Mares Guia, que integra o conselho de administração da Biomm.

 

Visita à planta de produção de insulina da Biomm, em Nova Lima (MG)
Lula e Nísia Trindade, ao lado do ex-ministro Mares Guia, em visita à planta de produção de insulina da Biomm, em Nova Lima (MG) (foto: Ricardo Stuckert/PR)

A fábrica representa um investimento de R$ 800 milhões e tem potencial para atender 1,9 milhão de pacientes com diabetes. Segundo o Atlas da Federação Internacional de Diabetes (IDF), 15,7 milhões de adultos enfrentam a condição no país. A fábrica terá capacidade para produzir 20 milhões de unidades de refis de insulina (carpules) glargina por ano, além de produzir posteriormente canetas de insulina.

O empresário Lucas Kallas e o banqueiro Daniel Vorcaro tornaram-se acionistas da empresa. Desde então, as ações da farmacêutica mineira valorizaram 67%, com o anúncio na semana passada de que a Biomm vai trazer para o Brasil um similar do Ozempic, medicamento aprovado para o tratamento do diabetes 2.

Empresário Lucas Kallas, acionista da Biomm e presidente do Conselho Cedro Participações
Empresário Lucas Kallas, acionista da Biomm e presidente do Conselho Cedro Participações (foto: Cedro Mineração/Divulgação)

Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master
Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master e um dos acionista da Biomm (foto: Reprodução/Divulgação)

Ex-ministro

Mares Guia foi ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais e comandou a pasta do Turismo durante o segundo mandato de Lula, e se tornou amigo pessoal do presidente. O presidente voltou a se emocionar ao final da cerimônia, ao falar com o ex-ministro.

"Os amigos a gente escolhe, e eu quero que você saiba que você é, para mim, mais do que um irmão. Você é um companheiro daqueles que eu me arrependo de só ter conhecido depois dos 50 anos de idade", declarou.

  • Lula e Nísia Trindade, ao lado do ex-ministro Mares Guia, em visita à planta de produção de insulina da Biomm, em Nova Lima (MG)
    Lula e Nísia Trindade, ao lado do ex-ministro Mares Guia, em visita à planta de produção de insulina da Biomm, em Nova Lima (MG) Foto: Ricardo Stuckert/PR
  • Empresário Lucas Kallas, acionista da Biomm e presidente do Conselho Cedro Participações
    Empresário Lucas Kallas, acionista da Biomm e presidente do Conselho Cedro Participações Foto: Cedro Mineração/Divulgação
  • Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master e um dos acionista da Biomm
    Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master e um dos acionista da Biomm Foto: Reprodução/Divulgação
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 26/04/2024 14:30 / atualizado em 26/04/2024 18:00
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação