Tentativa de golpe

Valdemar pedirá pessoalmente a Moraes para voltar a falar com Bolsonaro

Presidente do PL apresentou um pedido formal ao STF, mas vai despachar pessoalmente com o ministro Alexandre de Moraes

Valdemar (esq.) foi investigado por tentativa de golpe, mas não foi indiciado; Moraes (dir.) aceitou pedido de despacho -  (crédito: Beto Barata/PL e Rosinei Coutinho/STF)
Valdemar (esq.) foi investigado por tentativa de golpe, mas não foi indiciado; Moraes (dir.) aceitou pedido de despacho - (crédito: Beto Barata/PL e Rosinei Coutinho/STF)
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, pediu nesta terça-feira (11) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para rever a decisão que o proibiu de se comunicar com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Valdemar também irá pessoalmente ao STF no início da tarde desta terça para despachar pessoalmente com o ministro Alexandre de Moraes sobre o assunto. A informação foi publicada primeiro pelo G1 e confirmada pelo Correio.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Embora tenha sido investigado no inquérito de tentativa de golpe, que está sob a responsabilidade de Moraes, Valdemar não foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no fim de fevereiro. O pedido para a retomada do contato com Bolsonaro, portanto, já era um movimento esperado por aliados.
Desde fevereiro de 2024, quando foram alvos da operação da Polícia Federal Tempus Veritatis, os dois estavam proibidos de se falar para evitar que atrapalhassem as investigações. Naquela ocasião, Valdemar chegou a ser preso por porte ilegal de arma.
A Justiça também proibiu o contato desses com outros investigados, como o general Braga Netto (preso); o general Augusto Heleno; o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, dentre outros militares que entraram na denúncia da PGR por tentativa de golpe de Estado.
  • Bolsonaro está impedido de disputar eleições até 2030
    Bolsonaro está impedido de disputar eleições até 2030 Platobr
  • Bolsonaro afirmou que o ataque aos prédios na Esplanada dos Ministérios foi apenas
    Bolsonaro afirmou que o ataque aos prédios na Esplanada dos Ministérios foi apenas "baderna", e não uma tentativa de golpe Ed Alves CB/DA Press
  • Defesa de Bolsonaro pede que Zanin e Dino sejam impedidos de julgar denúncia da PGR
    Defesa de Bolsonaro pede que Zanin e Dino sejam impedidos de julgar denúncia da PGR Evaristo Sa/AFP
  • Bolsonaro durante entrevista no dia 25 de fevereiro de 2025 diz que Mauro Cid foi
    Bolsonaro durante entrevista no dia 25 de fevereiro de 2025 diz que Mauro Cid foi "torturado" para delatá-lo Reprodução/Youtube
  • Ex-presidente afirma que deveria ter escolhido ministros
    Ex-presidente afirma que deveria ter escolhido ministros "casca-grossa" para integrar sua gestão. Ele admite acordar todo dia com sensação de ter a Polícia Federal à porta Ed Alves CB/DA Press
  • Bolsonaro ironiza produção brasileira no Oscar e detona Fernanda Torres
    Bolsonaro ironiza produção brasileira no Oscar e detona Fernanda Torres Alan Santos/PR
  • Governo barra projeto na Câmara que poderia beneficiar Bolsonaro. Proposta da oposição estava em um projeto da deputada Bia Kicis (PL-DF) que propõe usar o instituto do habeas corpus contra decisões monocráticas de relatores em processos judiciais.
    Governo barra projeto na Câmara que poderia beneficiar Bolsonaro. Proposta da oposição estava em um projeto da deputada Bia Kicis (PL-DF) que propõe usar o instituto do habeas corpus contra decisões monocráticas de relatores em processos judiciais. Reprodução/Youtube
  • Bolsonaro desdenha de Nikolas e sugere Paulo Guedes para o Senado por MG
    Bolsonaro desdenha de Nikolas e sugere Paulo Guedes para o Senado por MG Valter Campanato/Agência Brasil
  •  Coletiva do ex presidente Jair Bolsonaro no Aeroporto de Brasília
    Coletiva do ex presidente Jair Bolsonaro no Aeroporto de Brasília Minervino Júnior/CB
  • Bolsonaro escuta grito durante entrevista:
    Bolsonaro escuta grito durante entrevista: "Vai ser preso, vagabundo!" Evaristo Sa/AFP
Com a proibição de contato entre Valdemar e Bolsonaro, os eventos do PL ao longo do último ano tiveram que ser adaptados. As participações de ambos se davam sempre em horários diferentes, para evitar que estivessem no mesmo espaço ao mesmo tempo.

Israel Medeiros
postado em 11/03/2025 13:39
x