Segurança Pública

AGU e Interpol firmam acordo para fortalecer combate ao crime organizado

O objetivo da declaração é intensificar a colaboração entre as instituições no combate a crimes como corrupção e lavagem de dinheiro

Uma das medidas para implementar essa cooperação é a possibilidade da AGU ceder servidores para a Interpol -  (crédito: Divulgação - AGU)
Uma das medidas para implementar essa cooperação é a possibilidade da AGU ceder servidores para a Interpol - (crédito: Divulgação - AGU)

Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (4/7) em Lyon, na França, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o secretário-geral da Interpol, Valdecy Urquiza, formalizaram um acordo de cooperação. A declaração de intenções tem como objetivo fortalecer a parceria entre as instituições no combate ao crime organizado, à lavagem de dinheiro e à corrupção.

Messias ressaltou a importância da colaboração, afirmando que é um esforço crucial diante do avanço tecnológico, que tem ampliado as operações das organizações criminosas. Ele enfatizou a necessidade de uma abordagem internacional para combater crimes que não respeitam fronteiras, como os crimes ambientais e diversos tipos de tráfico, alinhando-se à missão global da Interpol.

A cooperação internacional, segundo o advogado-geral, é vital para enfrentar ameaças que transcendem fronteiras e impactam a democracia global. 

O acordo prevê a promoção de treinamentos técnicos, o compartilhamento de conhecimentos e as melhores práticas para identificar, localizar e recuperar bens provenientes de crimes investigados ou processados nos países membros. Uma das medidas para implementar essa cooperação é a possibilidade da Advocacia-Geral da União (AGU) ceder servidores para a Interpol.

Durante sua participação em uma reunião na sede da Interpol, Messias apresentou dados sobre o aumento das apreensões de drogas no mundo. Ele mencionou que, em 2020, foram registrados cerca de 50 mil casos de tráfico de pessoas em mais de 140 países, e destacou que a lavagem de dinheiro permanece como uma peça central nesse sistema criminoso. O ministro também enfatizou o papel ativo da AGU no combate ao crime organizado ambiental.

Na mesma ocasião, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, concedeu a Ordem do Mérito do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) a Valdecy Urquiza. Essa condecoração é concedida a indivíduos ou entidades que prestaram serviços relevantes ao Ministério ou a órgãos a ele vinculados.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular 

Com informações da AGU.

postado em 04/07/2025 17:44
x