
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinará, nesta quarta-feira (27/8), o decreto que implantará a TV 3.0. A oficialização do texto que promete maior integração entre a televisão e a internet ocorrerá às 11h, no Palácio do Planalto, e terá a participação do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Segundo a pasta das Comunicações, a TV 3.0 promete "revolucionar" a forma como brasileiros assistem televisão, "com mais interatividade, qualidade de som e imagem". "O novo sistema moderniza o setor e coloca o país na vanguarda da radiodifusão mundial", aposta o ministério.
O que muda com a TV 3.0
O novo modelo de TV, segundo o Ministério das Comunicações, permitirá que a população desfrute de imagens com qualidade superior como resolução em 8K, som imersivo e recursos avançados de interatividade.
A promessa é de uma televisão mais moderna, inclusiva e conectada com as necessidades do cidadão brasileiro. "Vem aí a TV 3.0, um sistema que vai promover o casamento definitivo da TV aberta com a internet. Com isso, a população brasileira terá acesso a uma televisão de última geração, com imagens e som de altíssima definição", disse Lula durante evento “O Brasil dando a Volta por Cima” , realizado em abril deste ano.
Plataforma de governo digital
Além das melhorias técnicas, a TV 3.0 terá papel estratégico na comunicação estatal, com a criação da Plataforma Comum de Comunicação Pública e Governo Digital, que permitirá, futuramente, o acesso a serviços públicos diretamente pela televisão, promovendo maior integração entre Estado e cidadão.
O avanço tecnológico, ainda na avaliação do governo, também promete ampliar a acessibilidade, com recursos específicos para pessoas com deficiência. A expectativa do governo é posicionar o Brasil na vanguarda mundial da radiodifusão digital.
Política
Política
Política