
O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), reagiu ao discurso do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), feito durante as manifestações do 7 de Setembro na Avenida Paulista.
Em publicação no X (antigo Twitter), Lindbergh afirmou que o chefe do Executivo paulista “cruzou o Rubicão” ao atacar frontalmente o ministro do STF Alexandre de Moraes, relator das ações contra Jair Bolsonaro (PL) e outros acusados de tentativa de golpe de Estado.
“Não é crítica política, mas um ataque frontal ao STF, que pode configurar coação no curso do processo, por tentativa de intimidar o ministro relator no meio do julgamento de Jair Bolsonaro e demais golpistas”, escreveu.
Segundo Lindbergh, Tarcísio manipula discursos e tenta legitimar a anistia aos condenados do 8 de Janeiro. O petista destacou a forma como o governador citou o ministro André Mendonça em sua fala.
“Com cinismo, citou o ministro André Mendonça: ‘o bom juiz deve ser reconhecido pelo respeito e não pelo medo’. Manipulou a frase para alvejar Moraes e, ao mesmo tempo, fez coro pela anistia, que só serviria para consagrar a impunidade e a continuidade do golpe”, disse o parlamentar.
“Não age como governador”
Para o líder do PT, Tarcísio abandonou a função institucional ao se colocar como defensor direto de Bolsonaro. “Tarcísio não age como governador, mas como advogado de Bolsonaro. Quem ataca ministros e defende anistia para conspiradores não luta por liberdade: legitima o crime, sabota a Justiça e abre caminho para novos atentados contra a democracia”, declarou.
A manifestação de Lindbergh engrossa a reação da base governista às falas de Tarcísio, que na última semana também articulou em Brasília com partidos do centrão uma ofensiva pela aprovação da anistia no Congresso.
Veja a publicação:
Tarcísio de Freitas cruzou o Rubicão. Na Paulista, bradou: “Ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como o Alexandre de Moraes”?. Não é crítica política, mas um ataque frontal ao STF, que pode configurar coação no curso do processo, por tentativa de intimidar o ministro…
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) September 7, 2025
Esportes
Esportes
Esportes
Mundo
Esportes