
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu nesta segunda-feira (20/10) o aumento para 35% no percentual de mistura de etanol anidro na gasolina. A declaração foi feita durante a abertura da 25ª Conferência Internacional sobre Açúcar e Etanol, promovida pela Datagro, em São Paulo.
“Hoje, já temos 30% da mistura da gasolina com etanol e vamos lutar para que avancemos aos 35%, o que, sem dúvida, fortalecerá ainda mais a indústria de biocombustíveis do nosso país”, afirmou o parlamentar.
O tema ganhou força após o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovar, em junho, a elevação da mistura obrigatória do etanol na gasolina de 27% para 30%, medida que passou a valer em 1º de agosto. O conselho também ampliou de 14% para 15% o percentual de biodiesel no diesel.
De acordo com o governo, as mudanças buscam reduzir a dependência do país em relação ao petróleo e atenuar eventuais impactos de aumentos internacionais de preços, em razão do conflito entre Irã e Israel. O Irã é um dos principais produtores globais da commodity, e cerca de um terço do petróleo comercializado mundialmente passa pelo estreito de Ormuz, área estratégica de escoamento que pode ser afetada por tensões na região.
- Leia mais: Motta cita crítica de Lula ao Congresso: 'Acredito que tenha sido direcionada à extrema direita'
Na ocasião do anúncio das medidas, o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, destacou que a elevação da mistura poderia gerar uma redução de até R$ 0,11 por litro no preço da gasolina vendida nos postos, já que o etanol, considerando a tributação, é mais barato do que o combustível fóssil.
Mendes também afirmou que a decisão contribui para aumentar a segurança energética do país e tornar o Brasil menos vulnerável às oscilações do petróleo no mercado internacional.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, o ajuste no percentual de biodiesel não deve provocar impacto significativo para os consumidores finais.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Flipar
Flipar
Brasil
Política
Revista do Correio
Mundo