COP30

EUA e Argentina não confirmam participação na Cúpula de Líderes da COP30

Evento em Belém, em 6 e 7 de novembro, contará com 57 chefes de Estado e discussões de alto nível, mas sem caráter deliberativo

 Mauricio Lyrio:
Mauricio Lyrio: "As decisões formais da conferência serão tomadas apenas no dia 10, pela própria COP" - (crédito: Rafa Neddermeyer / BRICS Brasil)

Representantes de 143 países confirmaram presença na Cúpula de Líderes da COP30, que será realizada na próxima semana, em Belém. Segundo o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, Maurício Lyrio, Estados Unidos e Argentina não estão entre os confirmados.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

“Teremos uma participação expressiva. Até o momento, 143 delegações confirmaram presença, sendo 57 delas chefiadas por líderes de Estado ou de governo”, disse Lyrio, durante entrevista coletiva em Brasília, nesta sexta-feira (31/10). Também participaram da conversa com a imprensa a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o presidente da COP30, André Corrêa do Lago.

A programação da Cúpula está prevista para 6 e 7 de novembro, com a realização de encontros bilaterais e sessões temáticas. “A agenda começa no dia 5, com reuniões bilaterais, e o início efetivo da Cúpula está previsto para o dia 6, com uma sessão plenária ampla aberta pelo presidente da República”, explicou.

Lyrio detalhou ainda que a cerimônia de abertura será seguida de uma longa lista de discursos, com possibilidade de se estender pela noite do dia 7. “Em paralelo, haverá um almoço sobre o TFFF (Fundo Florestas Tropicais para Sempre) e três sessões temáticas conduzidas pelo presidente”, acrescentou.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

O secretário ressaltou que, apesar da alta representatividade, a Cúpula de Líderes não tem caráter deliberativo. “As decisões formais da conferência serão tomadas apenas no dia 10, pela própria COP. O que teremos são declarações políticas e discussões de alto nível, mas não há previsão de um documento de consenso final assinado por todos os países”, afirmou.

Segundo ele, o governo brasileiro ainda negocia possíveis textos conjuntos, mas o objetivo principal é “promover convergência e ambição climática” entre as lideranças.

  • Google Discover Icon
postado em 31/10/2025 14:46 / atualizado em 31/10/2025 14:47
x