
Os Estados Unidos não terão representantes de alto nível na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre na próxima semana em Belém (PA). A informação foi confirmada pela Casa Branca à AFP e à Reuters.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Segundo um porta-voz, sob condição de anonimato, “o presidente Donald Trump já deixou claras as posições de seu governo sobre a ação climática multilateral”. A ausência do presidente na cúpula de líderes, nos dias 6 e 7 de novembro, já era esperada, mas ainda havia expectativa de que os EUA enviassem uma delegação para as negociações técnicas, a partir de 10 de novembro, o que agora também não ocorrerá.
- Leia também: COP30: EUA e Argentina não confirmam presença
A decisão se dá mesmo após recentes gestos de reaproximação diplomática entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Trump. Na Assembleia Geral da ONU, no mês passado, o republicano chamou as mudanças climáticas de “a maior farsa do mundo” e criticou políticas ambientais adotadas por outros países.
Durante o discurso, ele defendeu o uso do carvão, fonte altamente poluente, e atacou energias renováveis — postura contrária à maioria dos países presentes na COP, que buscam acelerar a transição para fontes limpas.

Política
Política
Política
Política
Política
Política