Parlamento e Executivo

Motta e Alcolumbre não participam de cerimônia de sanção da isenção do IR

Na última semana, o presidente da Câmara também rompeu com o líder do PT , deputado Lindbergh Farias, sob acusações de estar sendo alvo de campanha negativa nas redes sociais

A ausência de Motta e Alcolumbre no evento com Lula reacendeu um clima de mal-estar entre o Parlamento e o Governo. -  (crédito: Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)
A ausência de Motta e Alcolumbre no evento com Lula reacendeu um clima de mal-estar entre o Parlamento e o Governo. - (crédito: Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

O clima do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), não está dos melhores. Pela manhã, durante o evento de sanção da ampliação da faixa do Imposto de Renda (IR), realizado no Palácio do Planalto, nenhum dos chefes das Casas Legislativa compareceu.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

O motivo alegado pela assessoria de Motta foi a “agenda lotada” em horários semelhantes ao do evento. Já a equipe de Alcolumbre não se posicionou. O gesto dos chefes dos Parlamentos, foi visto nos bastidores do Congresso Nacional como um claro recado ao governo sobre a relação ruim deste momento.

Na última semana, também houve um episódio com o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), com Hugo Motta, que acusou o partido de fazer uma campanha contra ele nas redes sociais, o que mais tarde foi negado pelo petista.

Também não há boa entrada de Motta com a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, desde a definição da relatoria do PL Antifacção, indicada para Guilherme Derrite (PP-SP).

O posicionamento dos presidentes da Câmara e do Senado se restringiu às redes sociais e por meio de notas enviadas à imprensa. Motta publicou em sua conta no X (antigo Twitter) que a sanção da isenção do IR foi uma vitória histórica para milhões de brasileiros. 

“Quando o projeto chegou na Câmara dos Deputados, rapidamente determinei a criação de uma comissão para análise. A matéria saiu ainda melhor, ampliando a redução da alíquota para quem recebe até R$ 7.350. A aprovação na Casa foi unânime. Este é o resultado da união dos Poderes em favor do Brasil. Com respeito às atribuições legislativas, diálogo e equilíbrio, o país avança”, disse Motta.

Já Alcolumbre enviou nota para a imprensa dizendo que a justiça tributária não é um conceito distante e que o Brasil enxerga, respeita e protege quem mais precisa.

“Hoje celebramos a sanção do PL da Isenção do Imposto de Renda, uma conquista histórica que nasce do diálogo maduro e do compromisso do Congresso Nacional com um país mais justo. A nova lei corrige distorções antigas, leva alívio para milhões de famílias brasileiras e inaugura um sistema tributário mais solidário: quem ganha menos, paga menos; quem ganha mais, contribui mais”, disse o presidente do Senado e do Congresso, que ainda disse que a medida “ajuda a construir um futuro em que cada brasileira e cada brasileiro tenha mais dignidade, mais oportunidade e mais esperança”.

  • Google Discover Icon
Por Wal Lima
postado em 26/11/2025 22:45
x