Segurança pública

CPI debate orçamento da Segurança com Lewandowski na próxima semana

Ministro da Justiça será ouvido sobre ações e investimentos no combate ao crime organizado

A audiência com Lewandowski ocorre em uma etapa na qual a CPI busca integrar ainda mais os esforços entre órgãos federais e estaduais

 -  (crédito: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)
A audiência com Lewandowski ocorre em uma etapa na qual a CPI busca integrar ainda mais os esforços entre órgãos federais e estaduais - (crédito: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

A CPI do Crime Organizado deve ouvir, na próxima terça-feira (9/10), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. A expectativa dos parlamentares é aprofundar o diagnóstico sobre falhas estruturais que dificultam o enfrentamento às organizações criminosas no país.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

O presidente da comissão, Fabiano Contarato (PT-ES), afirma que a oitiva será uma “oportunidade valiosa” para discutir necessidades urgentes de financiamento. Segundo ele, depoimentos já colhidos sinalizam consenso entre os especialistas: sem investimentos duradouros, não haverá avanço efetivo na redução da criminalidade.

Contarato destacou que a CPI vem identificando brechas que alimentam a sensação de impunidade. “Só conseguiremos avançar se houver investimento real, contínuo e estruturado”, disse o senador, ao defender o fortalecimento das estruturas de combate ao crime nos estados e na União.

O colegiado também pretende abordar a necessidade de ampliar o orçamento e reforçar a capacidade operacional das forças de segurança. O compartilhamento de dados, o uso de inteligência policial e políticas de prevenção estão no foco da comissão.

A audiência ocorre em uma etapa na qual a CPI busca integrar ainda mais os esforços entre órgãos federais e estaduais, com o objetivo de apresentar recomendações concretas para a construção de uma política nacional contra o crime organizado.


  • Google Discover Icon
postado em 03/12/2025 17:23 / atualizado em 03/12/2025 17:29
x