O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, manifestou, neste sábado (10/1), seu reconhecimento público aos “relevantes serviços prestados” pelo seu colega de STF e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
- Leia também: Veja quem é o ministro interino da Justiça
Em publicação no seu perfil no X, Gilmar ressaltou que a gestão de Lewandowski foi caracterizada pelo fortalecimento do enfrentamento às facções criminosas, sustentado por um tripé de planejamento, inteligência policial e cooperação entre instituições, sempre reafirmando a centralidade do Estado de Direito na segurança pública.
“Durante sua gestão, a Polícia Federal conduziu operações de grande relevância contra facções criminosas e esquemas de lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis, como as operações Tank, Quasar e Carbono Oculto, atingindo diretamente as engrenagens econômicas que sustentam o crime organizado”, destacou Gilmar.
Além das ações policiais, o período de Lewandowski à frente da pasta da Justiça e Segurança Pública é apontado pelo decano do Supremo como um marco para a coordenação federativa no setor da segurança.
O ministro destacou duas iniciativas legislativas fundamentais propostas durante a gestão do ex-ministro: a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, voltada para o aprimoramento do pacto entre entes federativos; e o Projeto de Lei Antifacção, proposta que visa modernizar os instrumentos jurídicos de combate a grupos criminosos.
“Registro meu reconhecimento ao Ministro Ricardo Lewandowski pelos relevantes serviços prestados ao país”, finalizou o decano.
Saiba Mais
-
Política Brasil vai deixar embaixada da Argentina em Caracas após invasão dos EUA
-
Política Secretários estaduais reforçam criação do Ministério da Segurança Pública
-
Política Veja quem é o ministro interino da Justiça
-
Política Em vídeo nas férias, Lula celebra natureza e incentiva fim da polarização
-
Política Justiça nega pedido de Vorcaro para levar a Carbono Oculto ao STF
-
Política "Não é recomendável ficar na mão de uma única potência", diz Trad
