
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá amanhã (4/2) o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes da base governista na Casa para um jantar na Granja do Torto, espécie de casa de campo da Presidência da República.
O encontro será o primeiro do ano, dias após a abertura dos trabalhos legislativos. O líder petista quer alinhar a relação com a cúpula da Câmara e articular a aprovação de pautas importantes para o Executivo, especialmente em ano eleitoral.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Inicialmente, Lula cogitou reunir no mesmo encontro o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e as lideranças da Casa Alta, mas decidiu realizar um segundo jantar no futuro.
O ano passado foi marcado por tensões entre Executivo e Legislativo, com derrotas para o chefe do Executivo em votações importantes, como o decreto que aumentou o IOF. No fim do ano, Motta e Alcolumbre chegaram a cortar o contato, temporariamente, com os líderes do governo. No caso do senador, a tensão ocorreu após indicação do advogado-Geral da União (AGU), Jorge Messias, a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), desagradando Alcolumbre.
Prioridades
Neste ano, o presidente Lula quer manter uma relação melhor com o Congresso. Ele já articula apoios para as eleições de outubro, e quer aprovar pautas estratégicas como o fim da escala 6x1. Justamente por conta do pleito, a atividade parlamentar se concentra no primeiro semestre, e o Congresso fica praticamente esvaziado até as eleições.
Em mensagem ao Congresso Nacional entregue ontem (2), durante a cerimônia de abertura do ano legislativo, Lula enumerou as prioridades para o ano. Além do fim da escala 6x1, defendeu a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública e a regulamentação do trabalho por aplicativos.

Política
Política