DIPLOMACIA

Lula assina acordos sobre saúde, comércio e transição energética na Índia

Os líderes também reafirmaram que atuarão para implementar mudanças que permitam a reestruturação da ONU e firmaram acordo sobre terras raras

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião restrita com o Primeiro-Ministro da República da Índia, Narendra Modi, na Sala Nilgiri da Casa Hyderabad. Nova Delhi  -  (crédito: Ricardo Stuckert / PR)
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião restrita com o Primeiro-Ministro da República da Índia, Narendra Modi, na Sala Nilgiri da Casa Hyderabad. Nova Delhi - (crédito: Ricardo Stuckert / PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, neste sábado (21/2), em Nova Délhi. Durante declaração conjunta à imprensa após cerimônia de assinatura de atos, as autoridades afirmaram que Brasil e Índia seguirão ampliando e fortalecendo as relações bilaterais com o objetivo de aumentar o fluxo comercial. Os líderes também reafirmaram que atuarão na defesa do multilateralismo e para implementar mudanças que permitam a reestruturação das Nações Unidas (ONU).

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Um dos atos assinados neste sábado foi um memorando entre o Ministério de Minas do Governo da República da Índia e o Ministério de Minas e Energia do Brasil sobre cooperação no campo de elementos de terras raras e minerais críticos. Esses minerais estratégicos têm um papel importante na transição energética, pois são utilizados na indústria de alta tecnologia para produção de turbinas eólicas e carros híbridos. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

“O encontro entre Índia e Brasil é uma reunião de superlativos: Não somos apenas as duas maiores democracias do Sul Global. Este é o encontro da farmácia do mundo com o celeiro do mundo. De uma superpotência digital com uma superpotência da energia renovável. Somos ambos países megadiversos e pólos da indústria cultural. Somos ambos defensores do multilateralismo e da paz”, afirmou Lula.

Além disso, Narendra Modi falou sobre o compromisso de elevar o comércio bilateral para além de US$ 20 bilhões nos próximos cinco anos, e destacou a cooperação em diferentes áreas. “O nosso comércio não é só um número, ele é um símbolo de nossa confiança mútua. A nossa cooperação na área de agricultura e resiliência climática, agricultura de precisão, biofertilizantes, vai fortalecer a segurança alimentar de ambos os países. Temos possibilidades ilimitadas de cooperação na área de saúde, na área farmacêutica, e vamos trabalhar para melhorar o fornecimento de medicamentos a preço acessível e de qualidade para o Brasil.”, frisou o primeiro-ministro.

O presidente brasileiro destacou os esforços conjuntos dos dois países que resultam em avanços na colaboração em áreas como transição digital e energética, saúde, defesa, comércio, cooperação multilateral e defesa da paz. “Ampliar os investimentos e a cooperação em matéria de energias renováveis e minerais críticos está no cerne do acordo pioneiro que assinamos hoje. No marco da Aliança Global para Biocombustíveis, nossos países estão assegurando o devido espaço para essa tecnologia na agenda climática e energética global”, declarou Lula.

Lula frisou, ainda, a importância do Brasil e da Índia seguirem no trabalho de reformulação da ONU e nos esforços pela manutenção da paz no planeta. “Não há possibilidade de desenvolvimento sustentável e justo em um mundo conflagrado. Reiteramos nosso compromisso com a reforma da ONU, especialmente do Conselho de Segurança, que represente os interesses do Sul Global e que tenha Brasil e Índia como candidatos naturais. As únicas guerras que a humanidade deve lutar são as contra a fome, a pobreza e a degradação do meio ambiente”, citou.

Com informações da Agência Gov*

  • Google Discover Icon
postado em 21/02/2026 08:12 / atualizado em 21/02/2026 08:41
x