HOMENAGEM

Senado lança filme sobre Eunice Michiles, primeira senadora brasileira

Filme, que integra o projeto "Visita 360" do Senado Federal, utiliza a realidade virtual para transformar o espectador em "testemunha ocular" da trajetória da mulher a ocupar uma cadeira na Casa

O filme revive momentos cruciais, como a articulação liderada por Eunice para que Esther Figueiredo se tornasse a primeira-ministra de Estado do país -  (crédito: Rodrigo Viana/Senado Federal)
O filme revive momentos cruciais, como a articulação liderada por Eunice para que Esther Figueiredo se tornasse a primeira-ministra de Estado do país - (crédito: Rodrigo Viana/Senado Federal)

O Senado Federal lançou, nesta terça-feira (31), o filme Eunice – A primeira senadora, a terceira produção do projeto Visita 360. A produção, que integra o projeto Visita 360 do Senado Federal, utiliza a realidade virtual para transformar o espectador em "testemunha ocular" da trajetória da mulher a ocupar uma cadeira na Casa.

Mais do que uma homenagem biográfica, o filme se propõe a ser uma ferramenta didática sobre a arte da articulação política. O filme revive momentos cruciais, como a articulação liderada por Eunice para que Esther Figueiredo se tornasse a primeira-ministra de Estado do país.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

  • Senado lança filme sobre Eunice Michiles, primeira senadora brasileira
    Senado lança filme sobre Eunice Michiles, primeira senadora brasileira Rodrigo Viana/SECOM
  • Senado lança filme sobre Eunice Michiles, primeira senadora brasileira
    Senado lança filme sobre Eunice Michiles, primeira senadora brasileira Rodrigo Viana/SECOM
  • Senado lança filme sobre Eunice Michiles, primeira senadora brasileira
    Senado lança filme sobre Eunice Michiles, primeira senadora brasileira Rodrigo Viana/SECOM
  • Senado lança filme sobre Eunice Michiles, primeira senadora brasileira
    Senado lança filme sobre Eunice Michiles, primeira senadora brasileira Rodrigo Viana/SECOM
  • Senado lança filme sobre Eunice Michiles, primeira senadora brasileira
    Senado lança filme sobre Eunice Michiles, primeira senadora brasileira Rodrigo Viana/SECOM
  • Senado Federal lançou, nesta terça-feira (31/3), o filme Eunice – A primeira senadora, terceira produção do projeto Visita 360
    Senado Federal lançou, nesta terça-feira (31/3), o filme Eunice – A primeira senadora, terceira produção do projeto Visita 360 Rodrigo Viana/Senado Federal

De acordo com o diretor e roteirista Felipe Gontijo, o principal desafio foi representar uma liderança cuja força estava na resistência e na abertura de caminhos institucionais. “Ela era uma mulher só no meio de 60 e tantos homens na época”, afirmou. O filme também ressalta a importância da articulação coletiva e da atuação da bancada feminina na aprovação de pautas voltadas às mulheres.

A atriz Carolina Monte Rosa, que interpreta a senadora, descreveu a personagem como uma líder orientada por um “objetivo de comunidade”, com forte senso de justiça e igualdade. Segundo ela, a atuação revelou uma figura elegante e assertiva, comprometida com mudanças estruturais, ainda que graduais.

O lançamento contou a presença de familiares de Eunice. O filho da ex-senadora, Humberto Michiles, destacou o papel da obra na preservação da memória política. "Esta homenagem resgatou com muita sensibilidade um momento histórico, um momento em que nós avançamos, a civilização avançou no reconhecimento ao valor da mulher", afirma o ex-deputado federal.

Ele afirmou que, aos 96 anos, Eunice segue acompanhando o cenário nacional e defende maior participação feminina em cargos de liderança como forma de “humanizar” as decisões públicas. "Diz que é preciso mais mulheres na política, nos cargos de direção, para olhar para os problemas brasileiros com a sensibilidade maior que tem a mulher", relata Humberto. 

Senadores também marcaram presença no lançamento. A procuradora especial da mulher, senadora Augusta Brito (PT-CE), destacou que o filme revela a força e as dificuldades enfrentadas por Eunice Michiles para desbravar espaços que hoje as mulheres ocupam com mais facilidade. Para a senadora, o exemplo de Eunice e de outras mulheres que abriram portas no passado reforça a necessidade de aumentar a participação feminina na política, garantindo que mais mulheres ocupem espaços de decisão.

A experiência integra o roteiro de visitação gratuita ao Palácio do Congresso Nacional, que recebeu cerca de 180 mil visitantes em 2025. As sessões imersivas ocorrem em grupos formados a cada 30 minutos e oferecem ao público a sensação de “testemunha ocular” dos acontecimentos históricos. O projeto Visita 360 já homenageou outras personalidades relevantes da política e da cultura brasileira, como Abdias do Nascimento e Darcy Ribeiro.

As visitas são gratuitas e ocorrem:

  • Sem agendamento: Segundas, sextas, finais de semana e feriados (9h às 17h).
  • Com agendamento: Quintas-feiras, via site oficial, com acesso pelo Salão Branco.
  • Recomendações: Visitantes acima de 12 anos devem apresentar documento com foto. O uso de tecnologia 360° não é indicado para pessoas com labirintite, epilepsia ou claustrofobia.

  • Google Discover Icon
postado em 31/03/2026 20:05
x