O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou nesta terça-feira (17/3) que a Polícia Legislativa deverá investigar possíveis vazamentos de informações sigilosas relacionadas ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro. Os dados estavam armazenados na chamada “sala-cofre” da comissão, ambiente com acesso restrito a parlamentares e servidores credenciados.
A suspeita de quebra de confidencialidade levou o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, a determinar o fechamento do espaço na segunda-feira (16). A decisão foi motivada por indícios de vazamento de informações sensíveis e pela possibilidade de uso irregular de dispositivos de captação de imagem no local.
Segundo Viana, houve tentativas de exposição de dados que deveriam permanecer sob sigilo, incluindo informações pessoais obtidas a partir da quebra de sigilo do investigado. Para o senador, a apuração é necessária, pois “protege a investigação, protege a prova e protege o resultado que o Brasil espera"para evitar prejuízos à coleta de provas e ao andamento das investigações.
O parlamentar avaliou que a medida adotada pelo Supremo é adequada para resguardar a integridade do material reunido pela CPMI. Ele destacou que a preservação das provas é essencial para evitar questionamentos judiciais futuros que possam comprometer eventuais responsabilizações.
Ainda nesta terça, Viana informou que se reunirá com a Advocacia do Senado para discutir o cumprimento da decisão e avaliar a possibilidade de solicitar ao gabinete do ministro um prazo para a devolução dos dados à comissão.
Parte do material, segundo ele, deverá passar por filtragem para retirada de informações de caráter estritamente privado antes de ser novamente disponibilizada aos integrantes da CPMI.
A comissão investiga um amplo esquema de irregularidades envolvendo descontos indevidos em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social, com desdobramentos que alcançam diferentes setores e agentes públicos e privados.
Saiba Mais
-
Política Bolsonaro apresenta melhora clínica e segue sob monitoramento
-
Política Viana sobre escândalo do INSS: "Outras prisões virão"
-
Política 6x1: Boulos diz que se houver demora, Lula entrará com regime de urgência
-
Política Defesa volta a pedir prisão domiciliar para Bolsonaro ao STF
-
Política STF retoma julgamento de deputados do PL suspeitos de desviar emendas parlamentares
-
Política Maioria dos brasileiros já definiu voto para presidente, diz Quaest
