
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou, nesta quarta-feira (25/6), o povo colombiano pelo processo democrático e soberano, expresso pela vontade nas urnas, da escolha do novo presidente Abelardo de la Espriella nas eleições do último domingo (21/6).
"A amizade entre o Brasil e a Colômbia, que transcende ideologias, é fundamental para a superação de desafios comuns como a preservação da Amazônia, o enfrentamento da pobreza e o combate ao crime organizado. Que sigamos trabalhando juntos em benefício dos nossos povos", disse Lula, nas redes sociais.
Parabenizo o povo colombiano pelo processo democrático e soberano, expresso por sua vontade nas urnas, da escolha de seu novo presidente Abelardo de la Espriella nas eleições do último domingo. A amizade entre o Brasil e a Colômbia, que transcende ideologias, é fundamental para a…
— Lula (@LulaOficial) June 25, 2026
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciou De La Espriella como vencedor das eleições com 12.960.166 votos. O candidato da esquerda, Iván Cepeda, teve 12.708.312. Governos e políticos de direita na América Latina celebraram a eleição de Abelardo de la Espriella como novo presidente da Colômbia.
O presidente eleito prometeu uma aliança com a direita na América Latina, assim como com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que manifestou "apoio" em uma ligação telefônica.

Política
Política
Política