ELEIÇÕES 2026

Vorcaro pede para votar e tem título transferido para a Papuda

Preso preventivamente na Papudinha, o dono do Banco Master está com o título regular e poderá votar no domingo e em eventual segundo turno

O local de votação de Vorcaro foi atualizado para o Complexo Penitenciário da Papuda, na seção 420 da 18ª Zona Eleitoral -  (crédito: Reprodução/Banco Master)
O local de votação de Vorcaro foi atualizado para o Complexo Penitenciário da Papuda, na seção 420 da 18ª Zona Eleitoral - (crédito: Reprodução/Banco Master)

O empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, pediu à Justiça Eleitoral autorização para votar no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Vorcaro está preso preventivamente no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como "Papudinha".

A legislação eleitoral brasileira prevê que presos em regime provisório podem exercer o direito ao voto, já que ainda não foram condenados. Por isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina a instalação de seções eleitorais em penitenciárias. Só ficam impedidos de votar os presos com condenação criminal definitiva, ou seja, com sentença transitada em julgado.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

De acordo com a Justiça Eleitoral, o título de eleitor de Vorcaro está regular. Ele poderá votar em 4 de outubro e em um eventual segundo turno. O local de votação dele já foi atualizado para o Complexo Penitenciário da Papuda, na seção 420 da 18ª Zona Eleitoral. Uma urna eletrônica será disponibilizada para que detentos em prisão preventiva possam votar.

Vorcaro está preso desde 4 de março, no âmbito da Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de fraudes bilionárias no sistema financeiro brasileiro. Ele ficou inicialmente custodiado na Superintendência da Polícia Federal e, em junho, foi transferido para a Papudinha. Segundo informações divulgadas, ele relatou à Polícia Militar que gostaria de votar, e o pedido foi encaminhado à Justiça Eleitoral.

  • Google Discover Icon
postado em 30/09/2026 13:10 / atualizado em 30/09/2026 13:11
x