Cuidados com os Pets

Veterinário alerta sobre riscos mortais de brincadeira com mangueira e cães

Especialista explica por que fugir da prática que gera risco aos pets

EM - Redação
postado em 23/05/2023 12:49
 (crédito: Freepik)
(crédito: Freepik)

O veterinário Andrew Jones chamou atenção para um perigo potencialmente fatal ao brincar com cães usando água da mangueira, como mostrado em um vídeo no TikTok.

A causa dessa fatalidade seria a intoxicação devido à hidratação excessiva. No vídeo, um cachorro é visto engolindo rapidamente muita água da mangueira enquanto o dono rega as plantas. Jones explica que essa atividade pode causar inchaço cerebral, convulsões, coma e até morte em decorrência da intoxicação por água.

O especialista esclarece que a água é absorvida rapidamente pelo animal ao borrifar a mangueira em seu rosto, causando um desequilíbrio de eletrólitos no corpo e uma reação tóxica.

Em entrevista ao portal The Sun, um representante da clínica britânica The Wildest mencionou os sintomas de intoxicação por água em cães, como falta de coordenação, salivação excessiva, náusea, letargia, inchaço, vômito, pupilas dilatadas e olhos vidrados. Sintomas avançados incluem dificuldade para respirar, colapso, perda de consciência e convulsões. Caso o cão apresente algum desses sinais, é imprescindível levá-lo a um veterinário imediatamente.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação