Correio Talks

"De milhas aéreas a curtidas, sociedade está gamificada", diz especialista

Consultor em Inovação e Gamificação do Sebrae DF, Iuri Costa, falou sobre inovação e gamificação no país durante sua participação no Correio Talks Sebrae Inova Digital 2021, nesta quinta-feira (2/11)

Gabriela Chabalgoity*
Maria Eduarda Angeli*
postado em 02/12/2021 17:59 / atualizado em 02/12/2021 18:01
 (crédito: Carlos Vieira/CB/DA.PRESS)
(crédito: Carlos Vieira/CB/DA.PRESS)

“Inovação é resolver o problema de forma antecipada e inteligente”. A fala é do consultor em Inovação e Gamificação do Sebrae DF, Iuri Costa, que destaca a importância de as empresas investirem em práticas como a gamificação para que a mentalidade dos funcionários passe a funcionar de modo mais proativo. Ele participou nesta quinta-feira (2/11) do Correio Talks, evento do Correio que repercutiu os temas discutidos durante o evento do Sebrae Inova Digital 2021 — ocorrido entre os dias 23 e 25 de novembro.

“Nós precisamos mostrar aos brasileiros que eles não são uma nota na escola. A gente espera a prova para estudar. No mercado corporativo, a gente espera uma ordem para gerar uma motivação interna”, pontua o especialista.

Iuri Costa ressalta que, embora a impressão popular seja de que a gamificação abrange apenas jogos, a verdade é que 75% do método é psicologia e 25% é entretenimento.

O consultor esclarece que a prática nada mais é do que um mecanismo para medir ou incentivar comportamentos específicos — ação feita por meio de recompensas. “Hoje tudo é gamificado, milhas aéreas e curtidas em redes sociais são gamificação porque geram um comportamento”.

No modelo presencial, os trabalhos de gamificação eram tocados em turmas com até 32 pessoas, conta Iuri Costa. No ano passado, no entanto, segundo ele, o Sebrae teve alcance de mais de 10 mil alunos usando o sistema remoto, mais do que os números dos últimos nove anos combinados.

“A conectividade não acontece apenas on-line, mas o digital potencializa o que você está fazendo”, afirma sobre o tópico da hiperconectividade. “O Sebrae Inova Digital fez ferramentas simples, para o dia a dia, que todo mundo pode usar”, finaliza.

Sobre o evento

A pandemia da covid-19 acelerou o processo de inserção tecnológica na sociedade, abrindo mais portas para novas visões, como o empreendedorismo e a comunicação. O Correio Talks desta quinta-feira repercutiu os temas discutidos durante o evento do Sebrae Inova Digital 2021, que reuniu as principais autoridades nacionais e internacionais de Tecnologia e Empreendedorismo, Comunicação, Liderança e Hiperconectividade. O evento de hoje foi mediado pelo editor de Política e Economia do Correio, Carlos Alexandre, e contou ainda com as participações do superintendente do Sebrae DF, Valdir Oliveira; e da decana de Pesquisa e Inovação da Universidade de Brasília, Maria Emília Walter.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE