RELAÇÕES EXTERIORES

Mondino e Alckmin discutem ligação do Brasil ao gás natural argentino

A chanceler da Argentina, Diana Mondino, encontrou o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio para tratar de acordos comerciais entre os dois países, incluindo a ampliação da oferta do gás natural argentino

Chanceler argentina e vice-presidente brasileiro se reuniram nesta segunda-feira (15/4) em Brasília para discutir a integração energética dos dois países -  (crédito: Divulgação MDIC)
Chanceler argentina e vice-presidente brasileiro se reuniram nesta segunda-feira (15/4) em Brasília para discutir a integração energética dos dois países - (crédito: Divulgação MDIC)
postado em 15/04/2024 18:31

Um dos compromissos da visita da chanceler argentina, Diana Mondino, foi o encontro com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, nesta segunda-feira (15/4), para negociar acordos comerciais e de integração energética entre os dois países. No topo da agenda dos argentinos está a integração do gasoduto até o Brasil para o escoamento da produção de gás natural argentino.

“A Argentina é um país parceiro, sócio e amigo do Brasil, com quem temos uma relação estreita há longo tempo e com oportunidades de cooperação em todas as áreas. A relação bilateral Brasil-Argentina é estratégica e deve ser aprofundada”, afirmou o vice-presidente.

Alckmin e Mondino discutiram também o fortalecimento do Mercosul e outros temas da integração regional, a ampliação do comércio intrarregional e a ampliação dos acordos comerciais entre o Mercosul e outros blocos.

“Precisamos ampliar o comércio e firmar acordos no âmbito do Mercosul para promover as exportações, aumentando os empregos na nossa região e gerando mais renda”, disse Alckmin.

Para o Brasil a ampliação da oferta ao país do gás natural, principalmente depois da redução na produção boliviana, é uma medida muito bem-vinda. Para Alckmin, a ampliação da oferta pode dar mais segurança no abastecimento do combustível para as indústrias brasileiras.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação