São Paulo

Agrishow 2022: Entenda como funciona a feira de inovações do campo

A Agrishow é uma vitrine de lançamentos de equipamentos como tratores e colheitadeiras, além de inovações nos mais diversos segmentos da agropecuária

Cecília Sóter
postado em 25/04/2022 17:25 / atualizado em 25/04/2022 17:26
A Agrishow é uma vitrine de lançamentos de equipamentos como tratores e colheitadeiras, além de inovações nos mais diversos segmentos do campo, como agricultura de precisão, fertilizantes e pecuária -  (crédito: Divulgação/Agrishow)
A Agrishow é uma vitrine de lançamentos de equipamentos como tratores e colheitadeiras, além de inovações nos mais diversos segmentos do campo, como agricultura de precisão, fertilizantes e pecuária - (crédito: Divulgação/Agrishow)

Nesta segunda-feira (25/4) teve início uma das maiores feiras de tecnologia agro do país, a Agrishow. A 27ª edição do evento volta a recebe o público depois de três anos, até o dia 29 de abril, em Ribeirão Preto — interior de São Paulo. A cerimônia de abertura contou até com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A Agrishow é uma vitrine de lançamentos de equipamentos como tratores e colheitadeiras, além de inovações nos mais diversos segmentos do campo, como agricultura de precisão, fertilizantes e pecuária.

De acordo com a organização do evento, são esperadas 150 mil pessoas do Brasil e exterior durante os cinco dias de programação, em sua maioria agricultores, engenheiros agrônomos, consultores, veterinários, administradores de propriedades rurais e pecuaristas.

Em 2019, última edição do evento, a feira recebeu visitantes de 76 países, principalmente da América Latina, como Argentina e Chile, além de grupos vindos da África do Sul, Nigéria, Turquia, França e Estados Unidos.

"Estamos aguardando que eles venham para o Brasil novamente este ano. Há países que procuram equipamentos, procuram entrar no Brasil, porque também querem vender para o Brasil. Então tem sempre algumas formas de negociação, tanto para comprar equipamento como para fazer alguma parceria aqui", explica Liliane Bortoluci, diretora de feiras da Informa Markets, promotora da Agrishow.

Além disso, o evento pode movimentar até R$ 6 bilhões em negócios, mesmo com indefinições do Plano Safra, importante fonte de crédito para as aquisições dos produtores rurais.

"É importante a volta dos encontros presenciais, porque os fabricantes estão colhendo informações do produtor, o produtor está colhendo informações dos fabricantes. Essa troca é tão importante, porque todo ano as fábricas levam novidades, levam sugestões do produtor para melhorar e aperfeiçoar o seu produto. E essa troca é talvez o dividendo mais importante que a gente possa ter", afirma Francisco Matturro, presidente da Agrishow e secretário estadual de Agricultura de São Paulo.

O presidente Jair Bolsonaro discursou na abertura do evento e falou, entre outros assuntos, que pode descumprir decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito da demarcação de terras indígenas, caso o novo marco temporal seja aprovado pela Corte.

“Vocês sabem que, dentro do Supremo, tem uma ação que está sendo levada adiante pelo ministro [Edson] Fachin querendo um novo marco temporal [de demarcação de terras indígenas]. Se ele conseguir vitória, restam duas coisas: entregar a chave para o Supremo ou falar que não vou cumprir. Eu não tenho alternativa”, disse o presidente.

Estrutura da Agrishow

A feira foi instalada às margens da Rodovia Antônio Duarte Nogueira (SP-322), em Ribeirão Preto, em uma área de 520 mil metros quadrados e reúne cerca de 800 expositores brasileiros e estrangeiros classificados em 16 setores:

  • agricultura de precisão
  • armazenagem
  • agricultura familiar
  • autopeças e pneus
  • corretivos, fertilizantes e defensivos
  • equipamentos de segurança
  • equipamentos para irrigação
  • ferramentas]
  • financiamentos e serviços financeiros
  • máquinas agrícolas
  • máquinas para construção
  • pecuária
  • sementes
  • telas, fios e cercas
  • válvulas, bombas e motores
  • transportes

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação