ATAQUES

Quase 50 ônibus são depredados em um único dia em São Paulo

Desde 12 de junho, empresas relataram para centenas de ônibus do sistema municipal de transporte de São Paulo foram atacados

Ônibus São Paulo -  (crédito: Paulo Pinto/Agência Brasil)
Ônibus São Paulo - (crédito: Paulo Pinto/Agência Brasil)

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte e a companhia SPTrans informaram que, desde 12 de junho, empresas relataram que 421 ônibus do sistema municipal de transporte de São Paulo foram depredados. Só neste domingo (13/7), 47 veículos foram atacados. A motivação dos ataques ainda é investigada.

Até o momento, a Polícia Civil identificou quatro boletins de ocorrência relacionados aos ataques ocorridos no fim de semana. A Polícia Militar deflagrou a operação Impacto – Proteção a Coletivos, que mobiliza cerca de 7,8 mil policiais e 3,6 mil viaturas em todo o estado, com o objetivo de reforçar a segurança de passageiros e trabalhadores do transporte público.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, cinco homens foram presos por envolvimento nos ataques e um adolescente foi apreendido. Entre os casos, destaca-se a prisão de um suspeito no dia 6 de julho, acusado de lançar uma pedra contra um ônibus na Avenida Washington Luiz, ferindo uma passageira. Ele foi localizado por policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais, que cumpriram a prisão temporária.
Outro homem foi preso na quinta-feira (10/7), em Guaianases (Zona Leste de São Paulo), após arremessar pedras e danificar um ônibus. Também foram presos, em flagrante, dois suspeitos por depredações nos bairros de Pirituba e Santo Amaro. O adolescente apreendido foi posteriormente liberado aos responsáveis. As investigações seguem com o apoio da Divisão de Crimes Cibernéticos, que monitora plataformas digitais diante da suspeita de articulação dos crimes pela internet.

A SPTrans orienta que as concessionárias comuniquem imediatamente todos os casos à Central de Operações e formalizem as ocorrências junto às autoridades policiais. "Cabe ressaltar que a empresa é obrigada a encaminhar o veículo para manutenção, substituindo-o por outro da reserva técnica, que realizará a próxima viagem programada, garantindo a continuidade do serviço prestado aos passageiros. Caso isso não ocorra, a empresa é penalizada pela viagem não realizada", disse a companhia, em nota.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

  • Google Discover Icon
postado em 14/07/2025 10:18
x