
O influenciador Hytalo Santos foi preso nesta sexta-feira (15/8), em São Paulo. O companheiro dele, Israel Nata Vicente, também foi preso. O influenciador é investigado por exploração e exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais. O caso ganhou repercussão nacional após Felipe Bressanim, mais conhecido como Felca, publicar um vídeo sobre "adultização" e expor perfis que ganham dinheiro com a exposição de menores na internet, entre eles o de Hytalo.
- Leia também: Após pedido de Felca, Justiça autoriza quebra de sigilo de 233 perfis que o chamaram de pedófilo
Segundo o g1, a decisão judicial, expedida pela 2ª Vara da Comarca de Bayeux, na Paraíba, aponta que há "fortes indícios de autoria e materialidade dos crimes de tráfico de pessoas, exploração sexual e trabalho infantil artístico irregular e constrangimento de crianças e adolescentes".
A Polícia Civil de São Paulo informou que policiais da 3ª Delegacia de Investigações sobre Estelionato e Crimes Contra a Fé Pública do Departamento Estadual de Investigações Criminais prenderam Hytalo em Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo.
Veja o vídeo:
"Além do cumprimento do mandado de prisão temporária expedido pela Justiça da Paraíba, os agentes também realizam buscas no endereço onde ele foi localizado, em cumprimento a ordem judicial. A ação segue em andamento", disse a Polícia Civil de São Paulo, em nota enviada ao Correio.
Hytalo já havia sido alvo de uma liminar que solicitou a suspensão de todos os perfis em redes sociais, com interrupção da monetização, assim como o afastamento imediato dos adolescentes que vivem com ele e a proibição de qualquer tipo de contato com os menores.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
A promotora de justiça Ana Maria França disse, na terça-feira (12/8), que as investigações contra o influenciador começaram no final do ano passado. "Nós instauramos esse procedimento a partir de reclamações de moradores do condomínio onde vivia o influenciador, sobre conduta irregular dele com crianças e adolescentes, na produção de seus conteúdos, se estendendo até tarde e com barulho, muitas dessas filmagens envolvendo bebidas alcoólicas, além de cenas que tinham uma conotação sensual".
A defesa de Hytalo e Israel afirmou que ainda não teve acesso ao conteúdo da decisão que determinou a prisão. "Assim que tivermos ciência dos fundamentos, adotaremos todas as medidas Judiciais cabíveis para resguardar os direitos de Hytalo e de Israel Nata Vicente, inclusive com o ingresso de Habeas Corpus, se for necessário", disse a defesa em nota enviada ao Correio.
Veja a nota da defesa de Hytalo e Israel na íntegra:
A defesa de Hytalo Santos e Israel Nata Vicente, seu esposo, informa que recebeu, na manhã desta sexta-feira (15), a notícia da expedição de ordem de prisão contra ambos.
Até o momento, não tivemos acesso ao conteúdo da decisão que determinou a medida extrema, o que impossibilita uma manifestação mais detalhada. Assim que tivermos ciência dos fundamentos, adotaremos todas as medidas Judiciais cabíveis para resguardar os direitos de Hytalo e de Israel Nata Vicente, inclusive com o ingresso de Habeas Corpus, se for necessário.
Reafirmamos a inocência de Hytalo Santos e de Israel Nata Vicente, que sempre se colocaram à disposição das autoridades.
A defesa permanece acompanhando o caso de forma atenta e responsável, confiando no devido processo legal e na sensatez do Poder Judiciário.
- Ueno & Kompier Abib Advogados e Cassimiro & Galhardo Advogados
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil