
O foguete da primeira missão espacial liderada pelo Brasil foi lançado os céus na noite nesta segunda-feira (22/12). A projeção do sul-coreano Hanbit-Nano ocorreu às 22h13 na base de Alcântara, no Maranhão. É a primeira missão comercial brasileira a partir do próprio território nacional. Após o lançamento, contudo, o objeto explodiu na atmosfera. Ainda não foi esclarecido o que ocorreu com o foguete — criado em parceria com uma empresa privada asiática e a Força Aérea Brasileira (FAB).
No vídeo, é possível observar o momento de lançamento. A "anomalia" ocorre cerca de dois minutos após a projeção da Terra. A imagem exata da explosão não é transmitida e foi substituída por imagens da sala de controle.
Leia também: Prefeito é "atração musical" no aniversário da cidade e viraliza
Posição da Força Aérea Brasileira:
Quase na madrugada desta terça-feira (23/12), a Força Aérea Brasileira (FAB) se manifestou sobre a explosão. Segundo a FAB, o foguete sobre uma "anomalia" e equipes já estão no local para investigar as causas do acidente. Leia na íntegra:
"A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta segunda-feira (22/12), no contexto da Operação Spaceward, o foguete HANBIT-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, foi lançado às 22h13 (horário de Brasília) a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA). Na ocasião, após a saída da plataforma, o veículo iniciou sua trajetória vertical conforme previsto. No entanto, houve uma anomalia no veículo que o fez colidir com o solo. Uma equipe da FAB e do Corpo de Bombeiros do CLA já foi enviada ao local para análise dos destroços e da área de colisão. Todas as ações sob responsabilidade da FAB para coordenação da operação, que envolvem segurança, rastreio e coleta de dados foram cumpridas exatamente conforme planejado, garantindo um lançamento controlado e dentro dos parâmetros internacionais do setor espacial. As equipes técnicas da Innospace seguem atuando na análise dos dados e na apuração das causas do ocorrido, em conjunto com a FAB e com os demais órgãos e instituições envolvidos na operação. Demais informações serão divulgadas oportunamente, à medida que as avaliações avancem".
Histórico de lançamento
Foram três tentativas de lançamento adiadas até o foguete decolar nesta segunda-feira (22). A última foi na sexta-feira (19/12), quando o Hanbit-Nano deveria ter decolado por volta de 21h30. Outras projeções haviam sido canceladas devido a falhas no sistema de refrigeração, que teve componentes substituídos.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Batizada de Spaceward, a missão é considerada um marco para o setor aeroespacial brasileiro. Além de envolver uma parceria internacional, o lançamento reforça a importância estratégica do Centro de Lançamento de Alcântara, cuja proximidade com a Linha do Equador permite maior eficiência operacional e redução de custos.

Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil