
Os frequentes temporais em São Paulo colocaram a capital paulista em estado de emergência para alagamentos. Na Zona Leste, o Centro de Gerenciamento de emergências da Prefeitura emitiu alerta por conta do transbordamento de córregos. Ainda foram registradas rajadas de vento e árvores derrubadas em diferentes regiões da capital paulistana. Mais de 60 mil imóveis estão sem luz.
- Leia também: Morre filha de Olavo de Carvalho em São Paulo
Por volta das 16h desta quinta-feira (8/1), a Defesa Civil emitiu alerta severo para a Zona Leste, Zona Sul, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Santo André e São Caetano do Sul. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) também colocou a cidade em estado de atenção para alagamentos.
Junção de forte calor e chuvas intensas
Com o calor, nuvens carregadas durante a tarde favoreceram a ocorrência de pancadas de chuva acompanhadas de raios, de acordo com informações da Climatempo. Nessa quarta (6/1), toda a capital paulista entrou em estado de atenção para alagamentos, em razão de chuvas. O alerta foi emitido pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Na capital, os principais pontos de alagamento intransitíveis estão na Zona Leste, mais precisamente nas avenidas Marechal Tito e Itaquera, assim como nas ruas Padre Viegas de Menezes, Alexandra Legrand e Andreas Raselius; e na Zona Sul, nas avenidas Presidente Tancredto Neves, Ibirapuera e Professor Abraão de Morais. Na rua Inácio Monteiro, por exemplo, pessoas subiram na lataria de um ônibus ilhado pela chuva.
Os bombeiros já atenderam a nove chamados por quedas de árvores, 11 para enchentes e dois desabamentos. De acordo com as previsões, também pode haver queda de granizo e rajadas de vento. Segundo informações da Enel, empresa responsável pelo fornecimento de luz, 60.954 mil imóveis estão sem luz na Grande São Paulo.
As autoridades reforçam a necessidade de evitar o trânsito em ruas e avenidas alagadas, além de não enfrentar correntezas a pé ou de carro. É importante manter distância de árvores e redes elétricas. Via comunicado, a Defesa Civil informou que permanece ativa para atuar em pontos críticos afetados pelas chuvas e orientar eventuais ações de emergência.
Previsões para o restante da semana permanecem as mesmas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta amarelo para tempestades para as cidades de Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araçatuba, Piracicaba, Presidente Prudente e Araraquara. Além do Vale do Paraíba Paulista e região macro metropolitana, além da própria capital.
As condições típicas de verão devem persistir na sexta-feira (8/1) com calor e possibilidade de pancadas isoladas. Já no fim de semana, a tendência é de redução do risco de temporais, enquanto as temperaturas seguem em elevação. No domingo (11/1), os termômetros podem alcançar até 34°C na cidade de São Paulo. Anteriormente, o Inmet apontava para máxima prevista de 36ºC.
As chuvas devem retornar na segunda-feira (12/1), sendo mais fortes a partir de quarta (14/1). A condição climática se mantém ao menos até terça-feira (20/1), com a expectativa de temporais com temperaturas na casa dos 30ºC.
*Com informações da Agência Estado
Saiba Mais

Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil