Um ato realizado nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, terminou em confronto nesta segunda-feira (19/10). Vídeos que circulam nas redes sociais mostram cenas de bate-boca, empurrões e agressões físicas entre apoiadores do presidente e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do senador Flávio Bolsonaro (PL). De acordo com relatos, as aulas chegaram a ser suspensas.
Em um dos vídeos que circulam nas redes, um confronto físico entre participantes termina com a depredação de um portão. Já outro post afirma que um aluno de jornalismo teve um dente quebrado (veja imagens abaixo).
O evento foi divulgado nas redes sociais e contou com a participação de parlamentares eleitos, como o deputado federal General Girão (PL).
Em publicação nas próprias redes sociais, o parlamentar confirmou que esteve na manifestação e afirmou ter sido hostilizado por opositores. O deputado também criticou a atuação da polícia responsável pela segurança do campus, alegando que os agentes não intervieram. “Esta é a realidade que se encontra aqui dentro da universidade. Isso é democracia? Pneus furados, carros riscados. Essa é a democracia?”, questionou.
Em contato com o Correio, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) afirmou repudiar "veementemente" os atos de violência acontecidos no Campus Central da Instituição (veja o pronunciamento completo ao final da matéria). Além disso, salientou que a universidade é "um espaço de formação, pluralidade, diálogo e respeito às diferenças", e que adotará "as medidas cabíveis" para assegurar a apuração das ocorrências e a responsabilização dos envolvidos.
A reportagem também entrou em contato com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. Em caso de retorno, o texto será atualizado. O espaço segue aberto para manifestações.
Associação e DCE se pronunciam
A Associação de Pós-Graduandos da UFRN e Diretório Central dos Estudantes (DCE) José Silton Pinheiro repudiaram a ação a prestação solidariedade ao estudante ferido.
"Não podemos naturalizar manifestações que promovam a intolerância, a violência e a intimidação, tampouco admitir que a integridade física e moral de estudantes seja colocada em risco dentro de um espaço que deve ser seguro para toda a comunidade acadêmica", afirma o posicionamento divulgado ans redes sociais.
Veja o pronunciamento completo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN):
"A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) manifesta seu mais veemente repúdio aos atos de violência ocorridos em 19 de outubro, no Campus Central da instituição.
A Universidade é um espaço de formação, pluralidade, diálogo e respeito às diferenças, que tem na liberdade de expressão e no estímulo ao pensamento crítico, princípios fundamentais de sua missão. A divergência de ideias, inerente à vida universitária e ao exercício democrático, não pode, sob qualquer circunstância, servir de justificativa para atos de intimidação, ameaças, violência ou desrespeito.
A mobilização política em questão, realizada sem autorização institucional e com o uso de equipamentos de som e fogos de artifício, foi acompanhada de atos de violência e ameaças à integridade física e moral de membros da comunidade acadêmica, além de danos ao patrimônio público e provocando a interrupção de aulas e atividades administrativas.
Diante da gravidade dos fatos, a administração universitária adotará as medidas administrativas e judiciais cabíveis para assegurar a rigorosa apuração das ocorrências e a responsabilização dos envolvidos.
A UFRN reafirma seu compromisso com a proteção da sua comunidade acadêmica e a defesa intransigente dos princípios democráticos, da liberdade de expressão e do respeito às diferenças."
Confira as postagens feitas que expõem a confusão:
Saiba Mais
-
Brasil Quina, Lotofácil, Dupla-Sena, Dia de Sorte, Super Sete e Lotomania: resultados desta segunda
-
Brasil Em novo vídeo, Fred detalha disparo feito por deputado do PL: "Muito grave"
-
Brasil Operação Mulher Segura atende 228 mil vítimas e prende 57 mil agressores
-
Brasil Marcelo Aguiar usava placas oficiais da Alesp em carro particular
-
Brasil Doença de Newcastle é confirmada em criação de perus
-
Brasil Fred se pronuncia sobre tiro que levou de deputado do PL: "Muito sério"
