CB Poder

"Setor produtivo deve ter retomada rápida no DF", afirma deputado Delmasso

Distrital destaca que a Câmara votará pautas de incentivo econômico até o fim deste mês e cita a importância de parcerias internacionais para investimentos na capital

Edis Henrique Peres
postado em 01/06/2021 17:34 / atualizado em 01/06/2021 17:34
o CB.Poder entrevista o deputado Rodrigo Delmasso -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
o CB.Poder entrevista o deputado Rodrigo Delmasso - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A publicação do crescimento de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no primeiro trimestre de 2021 em relação a 2020, divulgado nesta terça-feira (1º/6) pelo Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE), foi recebida como sinal de um próximo semestre mais positivo para o país. No Distrito Federal, o foco da Câmara Legislativa do DF (CLDF) é votar, neste mês, o pacote econômico encaminhado pelo governo do GDF, chamado Pró-Economia 1. A prioridade dos parlamentares é avançar na votação do pacote que pretende diminuir o desemprego e trazer medidas de isenção de impostos e prorrogação de pagamentos para os comerciantes.

Com a expectativa do pacote econômico e a publicação do PIB em crescimento, a avaliação do deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos) é que o segundo semestre de 2021 será também positivo para a economia da capital. “Acredito que o DF vai ter uma retomada rápida até porque o setor produtivo tem sido muito parceiro e a sociedade em geral tem se reinventado. E com essas medidas que a CLDF vai aprovar, acredito que o segundo semestre vai ser muito melhor que o primeiro”, destaca.

Delmasso foi o entrevistado por Alexandre de Paula no CB Poder desta terça-feira (1º/6) — uma parceira do Correio Braziliense com a TV Brasília. No entanto, o parlamentar ressalta que é necessário a população buscar a vacinação e seguir as medidas de prevenção contra o novo coronavírus. “Só vamos vencer a pandemia com a vacina. Por isso, independente da marca do imunizante, sabemos que a vacina protege e impede que a pessoa fique internada. Por isso precisamos dessa colaboração”, afirma.



O distrital aproveitou para comentar sobre a discussão ideológica gerada pela imunização contra a covid-19. “Eu defendo muito a ciência e acho que a ciência está acima do viés ideológico, seja ele de direita ou de esquerda. Claro que existem cientistas de todos os espectros políticos, mas o resultado da ciência é algo direto, como um mais um ser igual a dois, não se discute isso”.

Comércio

Sobre as parcerias internacionais do Brasil com outros países, Delmasso frisou que a capital federal pode se beneficiar muito de uma parceria estrangeira forte. “Eu não concordo com a ideologia do governo chinês, mas precisamos tirar as ideologias, porque os chineses são os principais parceiros comerciais que o Brasil tem. E precisamos entender que fortalecer os laços econômicos é essencial”, pontua.

Para o deputado, contudo, o Brasil não pode se esquecer de abrir espaço para nossos investimentos. “Só teremos um grande crescimento com esse investimento internacional. E os chineses querem investir no Brasil. Mas claro, também precisamos abrir espaço para outros países investirem. E o DF tem muito a se beneficiar, porque temos 146 embaixadas aqui”.

O parlamentar frisou que, para atrair investimentos para a capital do país, o governo deve investir em infraestrutura e fornecer uma boa proposta de incentivo fiscal. “Estamos no centro do país, temos um clima extremamente agradável e o maior PIB do Brasil. Esses três fatores atraem muitos investidores, basta uma ação eficaz do governo”, finaliza.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação