Tempo

DF terá segunda-feira com máxima de 31ºC e pouca chance de chuva

Previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de temperatura entre 16ºC e 31ºC no Distrito Federal. "Se for chover, será entre a tarde e à noite", diz o meteorologista Olívio Bahia

Pedro Marra
postado em 27/09/2021 08:09
 (crédito: Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. )
(crédito: Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. )

Com temperatura máxima de 31ºC e mínima de 16ºC, o Distrito Federal terá poucas chances de chuva nesta segunda-feira (27/9). A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de um dia com poucas nuvens, podendo passar a ter muitas no decorrer do dia. A umidade relativa do ar ficará entre 30% e 90%. Durante a semana, o tempo também deve ficar quente.

“Hoje temos uma pequena chance de chuva. Se chover, será entre a tarde e à noite. Hoje o sol começa a aparecer um pouco mais. Em comparação com a semana passada, essa deve diminuir as chuvas e começar a aquecer de novo. A umidade, a partir de amanhã, começa a cair um pouco, indo para 20 a 30%. ”, destaca o meteorologista Olívio Bahia.

O especialista destaca que o calor deve predominar nesta semana. “Aparentemente, teremos pouca chance de chuva, o que não podemos descartar. Mas, nessa semana, volta a aumentar a temperatura e deve voltar a chover depois de 5 de outubro. Pelo menos outubro parece iniciar relativamente bem (as chuvas frequentes)”, destaca Olívio.

Neste mês de setembro, o volume de chuva esperado é de 46,6mm. Segundo o meteorologista, choveu 18mm no Gama, 11,2mm em Brazlândia e 5,8mm em Brasília. “Nessa época do ano, qualquer umidade pode dar pancada de chuva. Mas choveu pouco para o que é esperado para o mês”, comenta.

 

Estragos da chuva

A chuva da última sexta-feira veio com força no DF, e provocou estragos na capital federal. Uma árvore que ficava entre o prédio do BRB Serviços e o edifício Varig, no Setor Comercial Norte, tombou com o vento. Os galhos atingiram as vidraças do BRB, quebrando algumas delas. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), duas mulheres ficaram levemente feridas.

Na Rodoviária do Plano Piloto, o teto de gesso caiu na plataforma superior e as luzes foram desligadas. Não houve há relatos de feridos. Em frente ao Palácio do Buriti, parte do alambrado colocado na praça, que está em reforma, tombou com a forte ventania. A região do Lago Norte ficou sem energia por aproximadamente uma hora e meia. De acordo com relatos de moradores, o apagão ocorreu por volta das 19h50.

A empresa Neoenergia Brasília realizou manobras na rede elétricas, e por volta das 21h30, a luz voltou às unidades consumidoras da região. Ao menos, sete quadras foram afetadas, segundo informações de moradores. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação