Caso Wanderson

Homem que matou 3 em Corumbá passa por audiência de custódia amanhã (6/12)

Criminoso é acusado de matar companheira grávida de 4 meses, enteada de 2 anos e 9 meses e um vizinho. Em segunda, tentou estuprar uma mulher. Crimes foram no domingo (28/11) e prisão, nesse sábado (4/12)

Edis Henrique Peres
postado em 05/12/2021 15:27 / atualizado em 05/12/2021 15:59
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

Detido no Núcleo de Custódia do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, Wanderson Mota Protácio, 21 anos, aguarda por julgamento da justiça. O criminoso é acusado de matar a companheira grávida de 4 meses, a enteada de 2 anos e 9 meses e o vizinho de 73 anos. A previsão é que Wanderson passe por audiência de custódia nesta segunda-feira (6/12), de acordo com informações da Administração Penitenciária de Goiás.

Atualmente, o assassino confesso está em uma cela isolada dos demais detentos, seguindo a determinação da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO). O anúncio da medida foi feito ainda no último sábado (4/12) pelo titular da pasta, Rodney Miranda. “Determinei para arrumar uma sala para ele, ele vai ficar, em princípio, sozinho, em Aparecida”, explicou o secretário.

Ao Correio, Rodney falou sobre a decisão de manter Wanderson isolado. “Criminosos que cometem crimes contra mulheres e crianças, e principalmente tentativa de estupro, ficam em principio de seguro. Outro fator é que ele é um sujeito de alta periculosidade, e celas de segurança máxima já são, geralmente, individuais”, destaca.

Durante coletiva de imprensa realizada após Wanderson ter se entregado à polícia, Rodney destacou que “quem o obrigou a tomar essa decisão foi a situação de estratégia montada pela polícia”. “O cerco foi apertando cada dia mais e ele sabia que estava sem alternativas”, garante.

Desde o último domingo (28/11), quando matou a companheira, a enteada e o vizinho em Corumbá de Goiás, Wanderson está foragido. Na fuga, ele passou por Alexânia, Abadiânia e Gameleira.

Coletiva de imprensa do caso Wanderson Mota Protácio, 21, suspeito de matar três pessoas em Corumbá de Goiás.
Coletiva de imprensa do caso Wanderson Mota Protácio, 21, suspeito de matar três pessoas em Corumbá de Goiás. (foto: ED ALVES/CB/D.A.Press)

 

Denúncias

Titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais, Rafaela Azzi, explicou ao Correio que Wanderson tinha à disposição água e alimentos. “A região em que ele estava havia água, moradias abandonadas e disposição de frutas, que podem ter o ajudado, como manga, goiaba e seriguela. Ainda assim, quando ele pediu acolhida na casa (de Cinda, mulher que o convenceu a se entregar), ela relata que ele estava esfomeado e que comeu muito vorazmente”, pontua Rafaela.

Tenente-Coronel Comandante do Batalhão Rural da Polícia Militar de Goiás, André Luz de Carvalho, destaca que o trabalho desenvolvido pelo Batalhão colaborou na eficiência das buscas pelo foragido. “Temos uma metodologia que se baseia no cadastramento dessas propriedades (rurais), que seria basicamente o endereçamento de cada propriedade rural que visitamos. Ela recebe uma placa de georreferenciamento. Também envolvemos o produtor rural em grupos de mensagens, para tornar ele um promotor de segurança pública”, destaca.

Em relação a ajuda da população, André destacou que, em comparação com o caso Lázaro, as denúncias das buscas por Wanderson foram mais assertivas. “O número de denúncias foi bem menor, e todas elas foram devidamente checadas. Mas essa ajuda da população continua sendo uma ferramenta importante”, avalia.

  •  04/12/2021. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Caso Wanderson Mota. Ele se entregou para Policia do Goias, na cidade de Gameleira-GO. Depois levando para Anapolis e encaminhado para o presidio de Goiania. Na foto Cinda Mara Ciqueira, fazendeira que conseguiu convencer Wanderson a se entregar.
    Fazendeira convenceu o assassino a se entregar ED ALVES/CB/D.A.Press
  •  03/12/2021. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. Wanderson é suspeito de ter matado a facadas, no último domingo (28/11), a namorada grávida de quatro meses, a enteada, de 2 anos e 9 meses, e um fazendeiro, de 73 anos, com um tiro na cabeça, em Corumbá de Goiás. Na foto, polícia na fazenda.
    Polícias Civis e Militares de Goiás seguem em busca do paradeiro de Wanderson Ed Alves/CB/D.A Press
  •  03/12/2021. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. Wanderson é suspeito de ter matado a facadas, no último domingo (28/11), a namorada grávida de quatro meses, a enteada, de 2 anos e 9 meses, e um fazendeiro, de 73 anos, com um tiro na cabeça, em Corumbá de Goiás. Na foto, policiamento na zona rural de Mocambinho/GO.
    03/12/2021. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. Wanderson é suspeito de ter matado a facadas, no último domingo (28/11), a namorada grávida de quatro meses, a enteada, de 2 anos e 9 meses, e um fazendeiro, de 73 anos, com um tiro na cabeça, em Corumbá de Goiás. Na foto, policiamento na zona rural de Mocambinho/GO. ED ALVES/CB/D.A.Press
  •  03/12/2021. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. Wanderson é suspeito de ter matado a facadas, no último domingo (28/11), a namorada grávida de quatro meses, a enteada, de 2 anos e 9 meses, e um fazendeiro, de 73 anos, com um tiro na cabeça, em Corumbá de Goiás. Na foto, localização onde Wanderson pegou carona.
    03/12/2021. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. Wanderson é suspeito de ter matado a facadas, no último domingo (28/11), a namorada grávida de quatro meses, a enteada, de 2 anos e 9 meses, e um fazendeiro, de 73 anos, com um tiro na cabeça, em Corumbá de Goiás. Na foto, localização onde Wanderson pegou carona. ED ALVES/CB/D.A.Press
  •  02/12/2021. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. Wanderson é suspeito de ter matado a facadas, no último domingo (28/11), a namorada grávida de quatro meses, a enteada, de 2 anos e 9 meses, e um fazendeiro, de 73 anos, com um tiro na cabeça, em Corumbá de Goiás. Na foto, quartel em Abadiânia.
    02/12/2021. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. Wanderson é suspeito de ter matado a facadas, no último domingo (28/11), a namorada grávida de quatro meses, a enteada, de 2 anos e 9 meses, e um fazendeiro, de 73 anos, com um tiro na cabeça, em Corumbá de Goiás. Na foto, quartel em Abadiânia. ED ALVES/CB/D.A.Press

Lázaro

Durante a coletiva deste sábado (4/12), Rodney explicou os motivos para as buscas por Wanderson terem um quantitativo menor de agentes. “O outro (Lázaro) já tinha um histórico de fuga e violência e confronto com a polícia e as autoridades. Ele veio fugindo para cá (Goiás) cometendo atrocidades. Gritava para a polícia que não ia se entregar. Então nós precisamos mobilizar um número maior de profissionais na primeira semana e fazer uma exposição da figura dele, para ter subsídio e poder capturá-lo, porque ele foi para uma região que conhecia muito bem. Os dois tinham alto nível de periculosidade, mas perfis diferentes”, explica.

Crimes:

Veja a lista completa de crimes e penas

  • Maranhão
    Homicídio qualificado: era menor de idade e poderia responder pelo crime até os 21 anos. Vale lembrar que o homem já passou desta idade.
  • Goianápolis
    Tentativa de feminicídio: de 12 a 30 anos.
  • Minas Gerais
    Latrocínio: de 20 a 30 anos.
  • Corumbá
    Feminicídio: até 30 anos
    Aborto: até 10 anos
    Furto qualificado: até 8 anos
    Porte de arma: até 4 anos
    Homicídio qualificado: até 30 anos
    Latrocínio: até 30 anos
    As penas de Corumbá podem ser aumentadas e a condenação pode chegar a 157 anos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação